Habitafor encerra cursos profissionalizantes na comunidade Maravilha
As capacitações profissionalizantes que a Prefeitura de Fortaleza realiza por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) nos conjuntos habitacionais Maravilha e Vila do Mar estão a todo vapor. A capacitação faz parte do Plano de Trabalho Social (PTS), efetuado pela empresa licitada Polar Empreendimentos e Consultoria (PEC).
Publicado 27/07/2015 10:28 | Editado 04/03/2020 16:25
Na última sexta-feira (24/07), foram encerrados dois cursos de gastronomia, com foco em Doces e Salgados, que beneficiaram 35 mulheres no conjunto Nossa Senhora de Fátima, que integra o complexo Maravilha.
Esses cursos, com 32 horas/aula cada, visam formar mão de obra especializada e dar às alunas oportunidade de aumento de renda. Ambos foram facilitados pela culinarista e microempreendedora Nilza Moraes, que começou a atuar na profissão após ter feito as mesmas capacitações no Vila do Mar, região onde reside.
“Fui convidada para ministrar o curso pelo destaque que tive quando fiz ele no Vila do Mar. Depois me reciclei através da capacitação e aí minhas encomendas e minha renda aumentaram e, hoje, gosto de participar do trabalho social repassando meus conhecimentos e podendo ajudar na renda de outras famílias”, conta.
O Plano de Trabalho Social (PTS) é um investimento de R$ 8 milhões da Prefeitura de Fortaleza para execução das atividades sociais nos conjuntos habitacionais do município. Além de capacitações profissionalizantes, as ações abordam sustentabilidade, participação comunitária e fomentam a geração de emprego e renda.
“O principal papel do trabalho social é o de aumentar a autoestima, combater a violência e fazer com que as comunidades cresçam e se unam a partir das oportunidades. O objetivo do Roberto Cláudio com estas ações executadas por nós é trabalhar com a juventude, as mulheres e os homens dos conjuntos para que possam melhorar de vida”, concluiu a titular da Habitafor, Eliana Gomes, durante a entrega dos certificados.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza