ONU elogia alcance do plano sobre direitos humanos da Venezuela

O secretário do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Larry Devoe, elogiou o governo venezuelano por causa do Plano Nacional que o país desenvolve nesta área.

Venezuela

Em declarações a uma emissora venezuelana de televisão, Devoe considerou chave a participação do poder popular para o desfrute pleno dos direitos humanos e o bem-estar social.

Ele referiu que esse programa também se propõe incorporar eixos como a construção de uma cultura emancipadora de direitos humanos, o fortalecimento da institucionalidade e a interação com os sistemas e organismos internacionais.

Destacou ademais o enfoque dado aos direitos humanos na legislação, a política e a ação do Estado bolivariano. O servidor público da ONU agregou que a proposta foi elaborada tomando em conta as considerações que têm feito instâncias como a Defensoria do Povo.

Os debates sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos na Venezuela começaram no dia 15 de julho. De acordo com o vice-presidente executivo, Jorge Arreaza, uma vez concluídas as análises em todo o país, será o chefe de Estado, Nicolás Maduro, que apresentará ao mundo o texto final.