Obama tentará em Washington persuadir sobre pacto nuclear com Irã

O presidente estadunidense, Barack Obama, pronunciará, nesta quarta-feira (5), um discurso na American University, como parte dos esforços em prol da aprovação no Congresso do pacto nuclear assinado com o Irã.

Barack Obama, nos jardins da Casa Branca

O presidente enfatizará que o debate sobre o acordo beneficia a todas as partes, incluído os Estados Unidos, e explicará por que essa solução é muito melhor que qualquer outra alternativa.

Desde sua aprovação em 14 de julho, servidores públicos do governo, incluindo o próprio presidente, reuniram-se com representantes democratas para sumir as reticencias sobre o entendimento entre Teerã e o grupo G5+1, integrado por Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha.

O Congresso tem até setembro para examinar a iniciativa e votar sobre ela. A desaprovação impediria o levantamento das sanções que Washington mantém contra Teerã, mas a Casa Branca poderia interpor seu veto.

O Capitólio pode anular esta ação do Executivo, mas precisa de dois terços dos votos em ambas as câmeras para o conseguir. A casa executiva requer o respaldo de ao menos 145 democratas na Câmera baixa e 34 senadores para sustentar o veto.

Frente a férrea oposição da maioria conservadora no Congresso e alguns democratas, Obama deverá se dedicar profundamente para evitar que naufrague uma iniciativa na qual investiu um considerável volume político.

Uma escolha adicional será convencer à opinião pública sobre os benefícios do plano, pois as pesquisas indicam que a maioria dos cidadãos mantém receios a respeito.