Izolda Cela: Mulher assumirá pela primeira vez Governo do Ceará

Em terras de Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Maria da Penha, mulheres cearenses de destaque, e de Antonias, Franciscas, Anas e Claudias, anônimas mas não menos importantes e batalhadoras, o Ceará viverá, a partir desta sexta-feira (14/08), um momento histórico: pela primeira vez o Estado será governado por uma mulher.

A vice-governadora Izolda Cela (Pros) assumirá o cargo durante uma semana, até o dia 20 de agosto, em decorrência de viagem de férias do governador Camilo Santana (PT) aos Estados Unidos.

A manicure Irene Abreu admite não acompanhar muito a política, mas reconhece que esta realidade está mudando. “Muito bom saber que, mesmo por pouco tempo, seremos conduzidos por uma mulher aqui também. Dá pra ver que estamos ocupando mais espaços, o que mostra que temos tanta capacidade quanto os homens”, enaltece.

Ao contrário de Irene, Eliana Gomes, atual Secretária de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), ex-vereadora de Fortaleza e militante histórica das mulheres, comemora o fato histórico. "A Izolda tem uma trajetória destacada de compromisso com o Ceará e ser a primeira mulher a assumir o Governo do Estado é um motivo de muito orgulho para nós, que lutamos no dia a dia para que as mulheres ocupem os espaços de poder".

Camila Silveira, coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, enalteceu o momento histórico e destacou a atuação de Izolda frente ao Governo do Estado. “Estamos extremamente felizes, pois ela é uma mulher que está à frente de várias iniciativas importantes, dentre elas o projeto Ceará Pacífico, que cuida da segurança pública, unificando trabalhos e liderando um processo de construção de um Ceará mais acolhedor, sustentável e livre de opressões”, cita.

A médica Teresinha Braga também enaltece o momento histórico. “Cada vez mais estamos ocupando espaço na política, prova disso é a nossa presidenta Dilma, guerreira e de luta, que foi reconduzida ao cargo. O Ceará, Estado que foi protagonista na luta pela liberdade, agora dirigido por uma mulher, só tem a ganhar. Desejo sucesso a Izolda”.

Para Francileuda Gomes, secretária estadual de mulheres do PCdoB-CE e membro da União Brasileira de Mulheres (UBM), o protagonismo das mulheres neste momento de crise pelo qual o país vive é simbólico. “Competimos de igual para igual com homens, mas temos a mais o toque feminino, a competência e a sensibilidade para lidar com os problemas. Dilma e Izolda nos mostram que lugar de mulher é em todo lugar”, ratifica.

Saiba mais

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceu em Sobral, em 9 de maio de 1960. É casada com José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu), atual prefeito de Sobral, com quem tem quatro filhos

A vice-governadora é formada em psicologia (Universidade Federal do Ceará), especializada em Educação Infantil (Universidade Estadual do Ceará) e Gestão Pública (Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA). É mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e professora do curso de Pedagogia da UVA.

Izolda Cela se destacou no meio político com sua gestão à frente da Secretaria de Educação do Ceará, entre 2007 e 2014, quando levou o estado a ser referência no país no setor. Ela foi também secretária de Educação de Sobral de 2005 a 2006 e subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de 2001 a 2004.

De Fortaleza,
Carolina Campos