Lançada Campanha ‘Mais Mulheres na Política’ em Goiás

A deputada Isaura Lemos, presidenta do PCdoB em Goiás, e a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), juntamente com as parlamentares goianas, lançaram, na manhã desta quinta-feira, 10, a Campanha Nacional ‘Mais Mulheres na Política’ em Goiás.

Mais Mulheres na Política em Goiás

 O evento, realizado no auditório do Palácio da Música, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, contou com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB) e da presidente da OVG, Valéria Perillo; da senadora Lúcia Vânia (PSB), coordenadora do lançamento; da procuradora Especial da Mulher no Senado Federal e promotora do evento, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), a qual apresentou a cartilha nacional 'Mais Mulheres na Política', com dados sobre a presença das mulheres no parlamento no plano mundial, nacional e em Goiás; da senadora Marta Suplicy, sem partido (SP); da secretária de Estado da Fazenda, Ana Carla Abrão; da secretária de Estado da Mulher, Desenvolvimento Racial, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho, Lêda Borges; da deputada federal Flávia Moraes (PDT); da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes; da deputada estadual Adriana Accorsi (PT), da deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN); da veredora Dra. Cristina (PSDB); da presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), Helenir Aparecida do Amaral Queiroz; e de outras mulheres que exercem cargos importantes na política brasileira. A coordenadora nacional da União Nacional das Mulheres (UBM), Lúcia Rincon, também marcou presença no evento.

Antes do início do evento, aconteceram apresentações musicais da cantora Maíra, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro; da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e do Coral da Associação de Docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sob a regência do maestro Rogério Rosemberg, a Orquestra Jovem levantou o público e as autoridades com execução de músicas sertanejas, aos exemplos de Boate Azul e Saudades da Minha Terra.

De acordo com a deputada Isaura Lemos, “o objetivo da campanha é assegurar maior igualdade entre homens e mulheres na sociedade, aumentando a participação feminina nos espaços de poder. É garantir que, com a reforma política, cada gênero ocupe pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos”. Atualmente, as mulheres ainda ocupam apenas 13% das vagas nos parlamentos no país.

A vereadora Tatiana Lemos fez um apanhado histórico para mostrar a conquista das mulheres nestes últimos anos. “Hoje temos direito de existir com dignidade. Temos direito de ter uma propriedade. Temos direito de acesso à educação. Direito de trabalhar. Direito de votar e ser votada, mais do que isso, de ser eleita. Temos o direito de participar de espaços de poder e decisão. Temos o direito de sermos donas do nosso próprio corpo. Mas, pasmem, o que nos parece tão óbvio nem sempre foi assim”, disse ela.

A senadora Vanessa Grazziotin, procuradora Especial da Mulher no Senado Federal, falou sobre a importância da grande mobilização. "Nós lutamos para que a cota de 10% de cadeiras na próxima legislatura seja aprovada". A Proposta de Emenda a Constituição (PEC) prevê a reserva de cadeiras para mulheres nas próximas três legislaturas, para equilibrar o descompasso da participação feminina no poder. Elas são mais da metade do eleitorado, mas só ocupam cerca de 10% das vagas no parlamento. “Nós fizemos um levantamento, se continuar nesse ritmo, as mulheres só vão assumir 30% das cadeiras do Senado em 2018”, justificou a senadora Marta Suplicy (sem partido/ São Paulo).

A PEC foi aprovada no Senado Federal, mas não passou na Câmara dos Deputados por apenas 15 votos. Derrota lamentada durante o evento pela deputada federal de Goiás, Flávia Morais (PDT). “Cotas são momentâneas. Além disso, as mulheres só vão assumir o poder se cumprirem cláusula de desempenho. Seis estados brasileiros não tem nenhuma representante mulher”, explicou a deputada.

Além da PEC, que reserva em três legislaturas os percentuais de 10%, 12% e 16% das vagas para mulheres no parlamento, as parlamentares querem aprovar um projeto de lei para garantir parte dos recursos do fundo partidário para as mulheres. O que para a senadora Lúcia Vânia (PSB) é uma das maiores barreiras para que as candidatas sejam eleitas. “Precisamos de uma ação afirmativa para estimular as mulheres a participar da vida política e afastar o fantasma do financiamento de campanha criticado pela sociedade e quase inatingível para as mulheres”.

A ministra do TST, Delaíde Arantes, explicou a dificuldade que as mulheres enfrentam no Brasil. "No serviço público, as mulheres são mais de 50% dos concursados, estudam, se preparam e conquistam a vaga. Mas em funções de poder o mesmo índice cai para 18%. Precisamos avançar conquistando espaços na política”, conclui a ministra.

Para as deputadas estaduais que participaram da mesa dos trabalhos, onde se destacava apenas dois homens: Marconi Perillo e o senador José Medeiros (PPS-MT), a Campanha Nacional Mais Mulheres na Política é a reforma que o Brasil precisa.

Marconi Perillo, em seu pronunciamento, destacou a importância da campanha, que já foi feita nas regiões Sul, Nordeste e agora na Centro-Oeste. Enfatizou que as mulheres trabalham com sinceridade, firmeza e coragem na busca de transformação social para as próximas gerações em favor da igualdade de gênero. Da mesma forma, se pronunciou José Medeiros, que já é considerado pelas suas colegas senadoras, o senador de alma feminina.