Prefeitura realiza 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), realiza a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, nos próximos dias 11 e 12 de setembro, na Universidade do Parlamento Cearense (Assembleia Legislativa). O evento traz a temática “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

A 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será um encontro deliberativo que envolve a Prefeitura de Fortaleza, representantes do governo e da sociedade civil. Durante o evento, serão discutidos quatros eixos temáticos, seguindo orientação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), são eles: contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas; políticas públicas desenvolvidas para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; sistema político com participação das mulheres; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

Durante o evento, acontece a eleição de delegadas. As mulheres escolhidas representarão o município de Fortaleza na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Saiba mais

A Conferência Municipal segue calendário do Governo Federal estabelecido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O evento é considerado a instância máxima de deliberação e tem a atribuição de avaliar a situação das políticas públicas e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

Esse momento propicia reflexão e discussão nas transformações sociais e é usado como estratégia na garantia de direitos das mulheres. A Conferência Municipal será preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece entre 15 e 18 de março de 2016.

Programação

11 de setembro (sexta-feira)

13h – Credenciamento e inscrições de grupos / Apresentação cultural;
15h – Mesa de abertura;
16h – Palestra “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”;
17h – Leitura e aprovação do Regimento Interno da IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres;
19h – Encerramento.

12 de setembro (sábado)

8h – Trabalho em grupo;
12h – Intervalo;
14h – Plenária com apresentação das deliberações dos trabalhos em grupo e
eleição de delegadas e homologação de delegadas para a Conferência Estadual;
18h – Encerramento.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza