21 de setembro: A necessidade de todos lutarem pela paz
A Assembleia Geral da ONU de 30 de novembro de 1981 estabeleceu o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz. Para a ONU, o objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz e da solidariedade mundial. A presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, defende o aprofundamento do tema: “é preciso que se reflita porque o mundo enfrenta ameaças cada vez maiores”, disse ela.
Publicado 21/09/2015 12:09

- Foto: ONU
Na última quinta-feira (17), o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convocou todos os países do mundo para um cessar-fogo de 24 horas. “Vamos fazer do Dia Internacional da Paz um dia sem violência e um dia de perdão. Se pudermos viver durante um dia em um mundo sem hostilidade e agressão, veremos que podemos muito mais”, afirmou o chefe da ONU.
Ao Portal Vermelho, a presidenta do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes (foto), disse que o dia de hoje em que a humanidade ao mesmo tempo comemora algumas vitórias importantes na conquista da paz, é um dia que também precisa reflexão sobre porquê o mundo enfrenta ameaças cada vez maiores.
“Consciência da necessidade de todos lutarem pela paz”.
Socorro Gomes falou ainda da crise humanitária enfrentada pelos refugiados no mundo e também sobre a luta pela democracia na América Latina e, principalmente no Brasil, que sofre tentativas golpistas da direita que impõe uma agenda de instabilidade política e econômica ao país.
Ouça a íntegra da reflexão de Socorro Gomes abaixo: