Dia Mundial Sem Carro: Evaldo destaca mobilidade urbana de Fortaleza

Um dia para a cidade recriar afetos através das trilhas sem buzinas e congestionamentos. Foi seguindo esta proposta que muitos fortalezenses saíram de casa na última terça-feira, 22 de setembro, para abraçar a ideia do Dia Mundial Sem Carro. Data importante para reforçar a necessidade de incentivo às novas políticas de mobilidade urbana.

Em sessão na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) exaltou o engajamento de cidadãos da capital por um trânsito melhor e lembrou os recentes avanços promovidos pela gestão municipal nas ruas e avenidas.

Dentro deste campo de ações pela Fortaleza mais harmoniosa em seu cotidiano de trânsito, o incentivo ao pedalo se mostrou relevante bandeira. Segundo Evaldo, a conquista de um caminho que não tem mais volta: o da cidade redesenhada para as bicicletas. "Vim para a Câmara neste Dia Mundial Sem Carro de bicicleta, mas não é algo eventual. Na verdade é um compromisso com a política pública da cidade. Buscamos e dedicamos o nosso mandato às melhorias das condições de mobilidade urbana em Fortaleza. Defendemos por diversas oportunidades a possibilidade de incentivo a um modal que não se fundamenta na combustão fóssil, que se alimenta da propulsão humana. Andar de bicicleta é sustentável e ambientalmente correto", destacou o parlamentar.

Líder do governo na CMFor, Evaldo Lima destacou a importância do diálogo afinado entre o Legislativo e a atual gestão da Prefeitura de Fortaleza para a implantação de grandes avanços na mobilidade, citando a aprovação do Plano Diretor Cicloviário Integrado, novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, Bicicletar e faixas exclusivas para ônibus. "Essas melhorias significam menos tempo no trânsito e mais tempo para que os cidadãos possam usufruir da convivência familiar e do próprio lazer tão importante para o ser humano", disse.

O vereador reafirmou que, nos últimos anos, Fortaleza vivencia inédito progresso em mobilidade. Antes de 2013, a capital cearense tinha apenas 6 km de corredores exclusivos para ônibus, sem nenhuma fiscalização e consequentemente ineficazes. "Tivemos aumento superior a 700% nos corredores. Isso se associa à própria implantação do Sistema de Bilhete Único, que hoje conta com 1,3 milhão de usuários", citou. Evaldo também comemorou a adesão dos fortalezenses ao Sistema de Bicicletas Compartilhadas, levando a cidade ao destaque nacional com a maior média de viagens diárias por estação.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)