Privatizações: Ato unificado reunirá trabalhadores da UFC
Na próxima terça-feira (26/01), trabalhadores da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizarão um Dia de Ação Social, a partir das 9h, na Praça do Ferreira. O objetivo da atividade é chamar a atenção da população para a privatização dos hospitais universitários em todo o país.
Publicado 25/01/2016 10:40 | Editado 04/03/2020 16:25

Dentre os serviços que serão ofertados estão aferição de pressão arterial; testes de glicemia; orientações médicas e nutricionais; prevenção ao câncer de mama e outras doenças; e orientação sobre transplante hepático. Além disso, haverá distribuição de preservativos e panfletos com informações sobre DSTs.
Privatização
No Ceará, a privatização do HUWC e da MEAC foi concretizada a partir de contrato entre a UFC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 2014. Desde então, várias denúncias de assédio moral, desrespeito a direitos e má gestão dentro do hospital e da maternidade têm se acumulado.
A atividade também é motivada pela demissão de 700 trabalhadores do HUWC e da MEAC e a ameaça de que os servidores públicos da UFC que trabalham nos hospitais sejam cedidos pela universidade à Ebserh.
A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) e do Movimento em Defesa dos Trabalhadores da SAMEAC (MDTS).