Recife debate desdobramentos do acordo climático da COP -21 

Nesta quarta (24) e quinta-feira (25), o Recife vai debater os desdobramentos do acordo climático internacional firmado em Paris e apresentar sua experiência em ações de sustentabilidade, durante a II Jornada Nacional sobre Cidades e Mudanças Climáticas, que acontece em Fortaleza (CE). 

Recife debate desdobramentos do acordo climático da COP -21 - Divulgação

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, integrará a programação do evento em dois painéis: o Panorama pós COP-21 no Brasil e o Financiamento Climático para as Cidades.

“O acordo de Paris traz uma nova perspectiva para as cidades e, por isso, essa discussão precisa começar a tomar corpo. Os governos locais terão muitos desafios pela frente para implantar as ações de redução CO2 e devemos estar preparados para enfrentá-los com ações inovadoras e muito planejamento”, observa Cida Pedrosa, destacando que os centros urbanos são responsáveis por mais de 70% do consumo de energia e das emissões de gases do efeito estufa no mundo.

Realizada pelo ICLEI, a Jornada é o primeiro evento nacional sobre o tema após a realização da Conferência das Partes (COP21). O evento também marcará o encerramento do projeto Urban LEDS, um programa de quatro anos financiado pela União Europeia e desenvolvido pelo ICLEI e ONU Habitat.

A iniciativa envolveu 37 centros urbanos no mundo e o Recife integrou ação como Cidade Modelo. Com o apoio dessa parceria, a capital pernambucana produziu dois inventários de Gases do Efeito Estufa, leis para enfrentamento às Mudanças Climáticas, além de elaborar um plano com metas de redução de CO2 até 2020.

A mesa Panorama pós COP-21 debaterá os principais pontos do acordo firmado em Paris e seus desdobramentos nas políticas nacionais, estaduais e locais. Cida Pedrosa acompanhará a mesa junto a representantes do Observatório do Clima, ICLEI, embaixada da França, Ministério do Meio Ambiente e Governo do Ceará.

Já no painel Financiamento Climático para as Cidades serão apresentadas opções de financiamento de projetos para cidades e haverá debates sobre os principais entraves ao acesso de recursos para o desenvolvimento urbano resiliente e de baixo carbono no Brasil e região.

“O Recife já está no caminho certo para um futuro mais sustentável. Mas, precisamos seguir nessa luta em defesa das cidades no processo de redução de poluentes e efetivar os novos projetos. Para isso, é fundamental termos acesso a financiamentos nacionais e internacionais para implantar infraestruturas mais sustentáveis”, afirma Cida Pedrosa.

Segundo ela, a busca por recursos é um tema que tem ganhado peso nos fóruns internacionais e, durante a COP-21, reconhecendo o papel decisivo das cidades, foi instalado um Pavilhão de Cidades e Regiões destinado à exposição de projetos para financiamento.

Fórum CB-27

Nesta terça (23), também em Fortaleza, Cida Pedrosa integrou o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB-27), onde apresentou as diretrizes de baixo carbono que foram traçadas para integrar o Plano Diretor da Cidade. A iniciativa é fruto do projeto Urban Leds, implementado pela prefeitura em parceria com o Iclei e o Isocarp. No painel Casos de Sucesso das Capitais Brasileiras da Região Nordeste, a secretária ainda destacou os esforços para alcançar a classificação “A” do Jardim Botânico do Recife e as premissas sustentáveis que serão base para a revisão da política ambiental do município.

Informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.