Comunistas refutam fim do ciclo progressista: “Revés é circunstancial”

Partidos Comunistas de sete países (Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru e Paraguai) reunidos neste domingo (22) em Buenos Aires analisaram a conjuntura internacional do continente, marcada pela forte contraofensiva conservadora. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi representado por José Reinaldo Carvalho, Secretário de Política e Relações Internacionais da agremiação.

Cartaz comunista
Confira a íntegra do comunicado:
 
Os comunistas ante os novos desafios na América Latina
 
Os Partidos Comunistas, reunidos na cidade de Buenos Aires no dia 22 de maio de 2016, realizaram o Colóquio Internacional: “Os comunistas ante os novos desafios na América Latina”. Após a troca de opiniões e a análise da conjuntura política que a região está atravessando, manifestamos nossa profunda preocupação pelo avanço das políticas desestabilizadoras do imperialismo e seus aliados da direita local contra os processos progressistas e de esquerda que foram alcançados nos últimos anos.
 
Constatamos também que estes processos de integração configuraram um dos fatos mais significativos e valiosos dessa etapa e devem ser defendidos e aprofundados e que os governos que se comprometeram com eles são atacados mais por suas virtudes do que para a seus defeitos.
 
Foi dada atenção especial tanto à situação atual no Brasil, com a suspensão do cargo da presidenta Dilma Rousseff e o avanço do processo de impeachment contra ela, que foi descrito pelos presentes como um “golpe de Estado, legislativo, mediático e jurídico”; quanto ao desenvolvimento dos primeiros meses de governo Mauricio Macri na Argentina e as políticas de ajuste que estão sendo implementadas, com um alto custo econômico e social para amplas camadas da população.
 
Para além desta difícil situação, enfatizamos que não concordamos com a ideia de “fim do ciclo” dos governos progressistas e de esquerda na região. Frente às dificuldades e à contraofensiva lançada pelo imperialismo, entendemos que este revés é circunstancial e que cabe às forças do movimento popular, implantar um novo ciclo de lutas dos povos da região, em defesa do que foi alcançado e a criar as condições necessárias para alcançar novas conquistas, ainda mais profundas.
 
Além disso, podemos perceber, a partir das experiências obtidas, que os projetos populares na região não conseguiram modificar a matriz produtiva de nossos países, que mantiveram o poder dos monopólios nacionais e estrangeiros, que atuam a partir daí para alinhar as forças da restauração conservadora. Isso exige trabalho para a criação de uma correlação de forças que agregue as energias transformadoras necessárias, em que a única hegemonia seja exercida pelos trabalhadores e os povos contra os seus inimigos, para o que é necessário avançar a unidade das forças populares e progressistas e seu protagonismo democrático.
 
É neste sentido que enfatizamos a importância de encontros como este, onde as forças comunistas compartilham experiências, análises e propostas no âmbito do internacionalismo de classe, que sempre norteou nossas ações e com a convicção de que o capitalismo não é a solução, mas o problema que a humanidade enfrenta.
 
Sabemos que a revolução é nacional em forma e internacional em conteúdo, por isso estamos empenhados em avançar com estas iniciativas que terão continuidade em 26 e 27 de agosto deste ano, na cidade de Lima, Peru, com a realização do Encontro de Partidos Comunistas e Revolucionários na América Latina e no Caribe.
 
Expressamos a nossa solidariedade com as lutas dos povos em toda a região, exigimos a liberdade de Milagro Sala, injustamente detida na província de Jujuy, Argentina e dos seis presos políticos no Paraguai.
 
Reafirmamos o nosso compromisso com a Revolução cubana e a luta contra o bloqueio, que ainda encontra-se em vigor, e nos comprometemos a realizar ações coordenadas, no âmbito regional, em defesa da Revolução Bolivariana da Venezuela, diariamente sitiada pelo imperialismo e a oligarquia local.
 
Partido Comunista do Brasil
Partido Comunista da Bolivia
Partido Comunista de Cuba
Partido Comunista do Paraguai
Partido Comunista do Peru
Partido Comunista Patria Roja – Peru
Partido Comunista do Uruguai
Partido Comunista da Argentina