Funcionários e aposentados do BNB aprovam acordo
Na última terça-feira, 24/5, mais de 400 funcionários e aposentados do BNB reunidos em assembleia na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará aprovaram um acordo sobre uma ação de equiparação de funções em comissão que tramita na Justiça há 25 anos. O acordo, no valor líquido de R$ 115 milhões, envolve 1.585 beneficiários da ação.
Publicado 28/05/2016 09:33 | Editado 04/03/2020 16:24

Segundo o assessor técnico do Sindicato dos Bancários do Ceará, José de Sousa Júnior, o acordo será homologado pela 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza nos próximos dias, mas a adesão é livre para quem aceitar os termos do acordo. Quem discordar, poderá continuar com sua ação na Justiça do Trabalho.
“Apesar do valor oferecido pelo BNB ser muito aquém dos cálculos que realizamos e da própria capacidade de pagamento do Banco, quase todos aprovaram o acordo devido às necessidades financeiras que vive a maioria da categoria, principalmente os aposentados, vítimas do corte de benefícios praticado na gestão de Byron Queiroz, durante o governo de FHC (1995-2002). Alguns inclusive cometeram suicídio, enquanto outros vários faleceram nesses 25 anos”, afirmou Sousa Júnior, que já foi diretor do sindicato no período em que a categoria conquistou a equiparação salarial ao Banco do Brasil através de uma greve realizada em março de 1987.
“A equiparação de salários do BNB ao BB, conquistada na greve, foi realizada março de 1988, com a implantação de um novo Plano de Cargos e Salários. Mas o Banco se recusou a fazer a equiparação de funções em comissão na época e por isso o sindicato entrou com a ação, ganhou no TST há quase dez anos e somente agora o Banco vai pagar através desse acordo”, completou Sousa Júnior.