Só faltou Macri pedir desculpas à Espanha pela independência argentina
Neste sábado (9) a Argentina comemorou 200 anos de independência da coroa da Espanha. O presidente Mauricio Macri, porém, só faltou pedir desculpas ao rei Juan Carlos, que assistia à cerimônia. Ele falou sobre a “angústia” dos libertadores da América ao se separar dos colonizadores.
Publicado 11/07/2016 09:29

Em seu discurso, Macri falou o quanto deve ter sido “angustiante” para os libertadores da Argentina “tomar a decisão de independência”. “Claramente deveriam ter angústia de tomar a decisão, querido rei, de se separar da Espanha.”
O deputado socialista Jorge Rivas recordou que quando as Províncias Unidas (Argentina) declararam independência, nem todos os membros das classes altas estavam de acordo com a decisão. Pelo contrário, muitos eram partidários a continuar subservientes ao rei da Espanha ou conquistar a “proteção” da Coroa britânica.
“Hoje estamos diante de um conflito semelhante, mas os que estão no governo são os que querem o país de joelhos frente aos poderosos do mundo. E nós que queremos retomar o avanço rumo à independência, à justiça e à igualdade estamos na oposição. E temos o árduo, mas necessário trabalho de recuperar o rumo”, afirmou Rivas.
O ex-chefe de gabinete de Cristina Kirchner, Jorge Capitanich, questionou as políticas públicas de Macri que na visão dele levam o país a um caminho de “aprofundamento da dependência”.
Assista ao trecho do discurso: