Pesquisa indica que maioria de latinos votará em Hillary Clinton

A candidata democrata à presidência estadunidense, Hillary Clinton, tem vantagem de 50 pontos entre os votantes latinos, superioridade que poderia ser ampliada depois do discurso em espanhol de seu aspirante a vice-presidente, Tim Kaine, segundo pesquisa revelada nesta segunda-feira por meios de comunicação locais.

Hillary Clinton, em comício eleitoral no dia 16 de outubro

A pesquisa veiculada pela NBC e pelo Wall Street Journal coloca ex-secretária de Estado com 67% da preferência do eleitorado que representa este segmento da população norte-americana, enquanto seu rival republicano, Donald Trump, tem apenas 17%.

De acordo com a pesquisa, também aumentou o interesse que os eleitores latinos prestam às eleições do 8 de novembro próximo, já que 69% dos entrevistados revelaram estar "muito interessados" no processo, em comparação aos 60% que respondeu desse modo em setembro.

Um indicador importante nesse tipo de pesquisa é o de comparecimento às urnas. Segundo a pesquisa o 82% se mostrou absolutamente seguro de que vai exercer esse direito.

A posição cômoda de Hillary Clinton entre os eleitores latinos poderá ser ampliada após Kaine ter pronunciado na noite de domingo (16) uma intervenção completa em espanhol durante um serviço religioso celebrado na Igreja Pneuma de Miami, Flórida, segundo reportou a emissora de televisão CNN.

O discurso do senador por Virginia se constituiu na primeira vez que um membro de uma chapa presidencial realiza um discurso completamente em espanhol.

Kaine exortou a população latina a registrar-se antes do prazo final, dia 18 de outubro, para que votem em Hillary em novembro.

Ele destacou que que não falaria sobre a plataforma política, por tratar-se de um evento realizado em uma igreja, mas sublinhou que todas as pessoas têm a responsabilidade de participar e votar de acordo com seus valores.