Feira do Conhecimento encerra após diversificada programação
A Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios terminou neste domingo, 29, movimentando estudantes e empresas durante quatro dias. O evento recebeu 10 mil pessoas, incluindo moradores de Fortaleza e de outros municípios.
Publicado 30/10/2017 12:01 | Editado 04/03/2020 16:23

Com o tema “A Matemática está em Tudo", a feira promoveu 44 horas de programação entre: competições de robótica, mostra de games, concursos (a exemplo do Ceará Faz Ciência), exposições, divulgação de pesquisas, palestras e outras atividades, em dois andares do Centro de Eventos do Ceará.
Vai ter segunda edição
Durante a cerimônia de encerramento, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, enfatizou a importância e grandiosidade do evento e agradeceu o apoio dos colaboradores, entre instituições públicas e privadas. O titular da pasta demonstrou empenho para que a Feira do Conhecimento aconteça mais vezes e cresça: "Essa foi a primeira, mas com certeza vai ter a segunda! Quem sabe, assim como a Feira do Livro, não se transforme em uma Bienal Internacional do Conhecimento?!", finalizou.
Caravanas
Dos mais de 10 mil visitantes da Feira do Conhecimento, cerca de 5 mil inscrições foram feitas pelas internet e outras 6 mil realizadas no local do evento. Quarenta ônibus de escolas públicas de Fortaleza e de outras cidades trouxeram mais de dois mil jovens para a feira.
Robô mascote
Uma das principais atrações do evento foi o pequeno 'Nao', um robô humanoide de responsabilidade da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC). O protótipo de 57 centímetros consegue se comunicar em 24 idiomas e além das pesquisas, é importante para a área da saúde. Isso porque o 'Nao' interage com crianças e adolescentes com câncer e Síndrome de Down, por exemplo.
Momento oportuno
No segundo dia do evento, a Secretaria de Ciência,Tecnologia e Educação Superior (Secitece) homenageou professores e reitores de Instituições de Ensino Superior (IES). Os troféus e certificados foram pelas excelentes notas no ENADE e CAPES, referente à graduação e pós-graduação.
Negócios
Dentre os mais de 100 estandes na Feira do Conhecimento, havia uma 'ilha' com espaço para que 12 startups (pequenas empresas com pouco tempo de mercado, mas com capacidade para alcançar grandes lucros) e Incubadoras (instituições que oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor) apresentassem suas estratégias ao público, com o objetivo de gerar negócios.
1° Hackathon da Casa de Cultura Digital apresenta os vencedores
O 1° Hackathon da Casa de Cultura Digital de Fortaleza chegou ao seu final nesse domingo (29/10), na Feira do Conhecimento. O evento, iniciado no sábado (28/10), foi uma maratona de programação na qual os participantes se reuniram para criar e desenvolver startups focando no tema “soluções inovadoras para bares e restaurantes”.
Na etapa final da maratona, as equipes demonstraram os seus projetos para uma banca de jurados formada por empresários e especialistas em negócios. Cada equipe teve cinco minutos para mostrar a sua inovação e falar sobre as vantagens do projeto.
A equipe Hackmanas se consagrou a campeã do evento. Com o aplicativo “Bó Beber”, que tem como objetivo diminuir a fila dos caixas e bares em festas, eles impressionaram os jurados. Luiza Bonfim, membro da equipe, explicou como o Bó Beber funciona. “Após baixar o aplicativo, você se cadastra e compra algum valor em créditos, que vai ficar armazenado na sua conta. Quando você estiver em um bar cadastrado no Bó Beber, pode acessar o cardápio do local por meio do aplicativo e utilizar os créditos para comprar bebidas, sem necessitar ir até o caixa”.
Segundo Luiza, a inovação também possui outras vantagens. “Se você comprar três vales-bebida e decidir depois que só quer tomar duas, basta devolver o vale que sobrou por meio do aplicativo e você terá o valor de volta no seu saldo de créditos”.
A equipe recebeu como premiação um valor de quinhentos reais, e benefícios profissionais, como acesso à Casa da Cultura Digital para coworking, utilização da plataforma de programação Total Cross, direito a consultoria gratuita na Rodrigo Tavares – Consultorias e Treinamentos, além de garantir uma futura entrevista com o Ceo da Total Cross, Bruno Muniz, que dará o seu feedback sobre o projeto.
O projeto Chef Pró ficou com o segundo lugar na maratona, e o projeto + Food ficou com o terceiro. As equipes responsáveis também receberam premiação em dinheiro e benefícios profissionais.
Rodrigo Tavares, um dos organizadores do evento, destacou que o encerramento do Hackathon não significa um "fim", mas sim o começo para os projetos participantes. “Posteriormente, entraremos em contato com as equipes e teremos uma nova reunião, dessa vez com a participação de vários empresários do ramo de restaurantes. Esse encontro vai acontecer na Casa de Cultura Digital, e será mais uma oportunidade para as equipes demonstrarem os seus trabalhos”.
Mostra Cearense de Games visa estimular produção de games no estado
O mercado de Games (jogos) está aquecido e em constante crescimento na região Nordeste do Brasil. No Ceará o cenário não é diferente. Quem afirma é Maurício Tadeu Alegretti, conhecido por Malegra (SP), desenvolvedor de games. "A gente pode, sem sombra de dúvida, ver jogos cearenses tendo sucesso em outros países. Já existem polos de desenvolvimento de jogos e o Ceará tem potencial para igualar ou superar essas cidades", destaca.
Malegra foi um dos convidados para a rodada de palestras na III Mostra Cearense de Games neste domingo (29/10) dentro da Feira do Conhecimento. Houve ainda a presença de outros convidados, como o advogado André Peixoto, para falar sobre Direito Autoral nos Jogos.
Competição
Durante a III Mostra Cearense de Games, houve uma competição em que estudantes de design, comunicação, audiovisual, artes plásticas e áreas afins apresentaram games desenvolvidos por empresas, grupos de trabalho independentes e instituições de ensino, em duas categorias: estudante e empresa/indie. Diversão, narrativa e jogabilidade serviram como critérios para a escolha das equipes vencedoras.
Na categoria Estudante, venceu o jogo Kodama's Battle. Já na categoria Empresa/Profissionais Independentes, levou o primeiro lugar o game The Crown Stones: Mirrah. Cada equipe ganhou 500 reais.
O objetivo da mostra foi apresentar ao público o que está sendo desenvolvido no mercado cearense e estimular a produção e formação profissional em games no Estado. A III edição do evento foi uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com a União Cearense de Gamers (UCEG).
Saiba mais sobre a Feira do Conhecimento em: http://www.sct.ce.gov.br/