Partido faz ato de filiações
Em ato realizado nesta segunda-feira, 23, o PC do B comemorou a entrada de vários sindicalistas, ativistas dos Direitos Humanos e profissionais liberais da sociedade de Rio Branco.
Publicado 29/05/2009 12:04 | Editado 04/03/2020 16:10

Partido faz ato de filiações de vários sindicalistas na véspera de completar 87 anos de existência
Depois de dois dias intensos no auditório da Assembleia Legislativa, o diretório regional do Partido Comunista do Brasil decidiu que irá propor ao conjunto de partidos que compõem a Frente Popular um grande encontro, em forma de seminário, para que os 20 anos da aliança no Acre sejam avaliados.
A proposta prevê que os fundamentos originais da FP devem ser revistos e atualizados, haja vista que a mesma ampliou-se muito como coligação política, especialmente na última eleição para o governo. Para os comunistas, a Frente Popular precisa continuar ampla, com um programa avançado que reflita as soluções para os problemas do Acre, porém nucleada pela esquerda.
O deputado Edvaldo Magalhães explica a posição do partido:
-A idéia de chamar a Frente para um debate de balanço da experiência administrativa acumulada, de revisitar princípios e repactuar a aliança foi recebida com entusiasmo. Há um clima de unidade política invejável no interior do partido. A animação política se soma com as conquistas obtidas nos últimos anos. O PC do B protagoniza bem na cena política e quer ir além. Debater as mudanças operadas no cenário político e as limitações vividas no atual quadro da construção da Frente Popular será pauta do debate. Um debate aberto com as forças integrantes da Frente e com a sociedade.
O encontro dos vermelhos aconteceu no final de semana e contou com a presença de representante do Comitê Central. Adalberto Monteiro fez um balanço da situação pela qual atravessa o mundo, o Brasil, e como o PC do B deve se posicionar como legenda política reavivando sempre a crise do capitalismo e a alternativa de substituição desse modelo como caminho a ser seguido pelos povos.
No contexto local, os comunistas avaliam que a crise também já chegou em terras acreanas e os reflexos começam a aparecer na forma de redução de créditos para investimentos nos municípios que, coincidentemente, tiveram renovadas suas administrações em janeiro passado. E o PC do B tem quase a metade [10] dos vice-prefeitos nos 22 municípios acreanos.
No âmbito da representação política, o PC do B insiste na idéia de que a reforma política é uma das mais necessárias para democratizar e ampliar a presença das ‘camadas populares no sistema político institucional’. Para o partido, a luta ideológica será determinante no resultado das próximas eleições no Brasil e no Acre.
Um exemplo citado no encontro dos comunistas foi a cidade do Jordão, massacrada em matéria do programa da Rede Globo, o ‘Fantástico’, que numa abordagem equivocada da realidade local, sentenciou que o município acreano ‘é um dos piores para se viver’. O PC do B vê nos questionamentos da vida no Jordão mais do que uma simples matéria de domingo. Enxerga uma campanha contra o modelo de desenvolvimento sustentado levado à cabo pelo governo da Frente Popular nos últimos anos no Acre. ‘Os questionamentos feitos ao Jordão fazem parte da luta ideológica que teremos de enfrentar’, diz o deputado estadual Moisés Diniz.
Filiação de sindicalistas, ativistas dos DH, e profissionais liberais
Em ato realizado nesta segunda-feira, 23, o PC do B comemorou a entrada de vários sindicalistas, ativistas dos Direitos Humanos e profissionais liberais da sociedade de Rio Branco. As fichas dos novos filiados foram abonadas pelos dirigentes e parlamentares comunistas com mandato na Assembléia e na Câmara dos Deputados. O PC do B tem mais de 8 mil filiados no Acre e é o segundo entre os partidos no Estado, conforme dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral.
-Precisamos fortalecer nosso partido com pessoas preparadas para cumprir um papel transformador em nossa sociedade. Essa marca ideológica é a essência do PC do B – afirmou o deputado e presidente estadual, Edvaldo Magalhães.
Para a deputada federal Perpétua Almeida o evento de filiação no PC do B nesta manhã de segunda-feira é uma prova de que as pessoas compreendem a necessidade da atuação política para mudar a realidade.
-Esse ato aqui é a prova de que as pessoas acreditam na política e acreditam nesse partido, que já demonstrou que é um partido de luta e que sempre está na luta em defesa dos direitos do povo seja em que situação for.
Novas lideranças filiadas
– Aloizio César Pereira da Costa – Presidente do SIMDECAF – Sindicato das Indiretas (representa os Trabalhadores das institituições da Administração Indireta do Estado).
– Gilson Rocha da Silva – Secretário de Finanças do SIMDECAF.
– Paulo José Borges da Silva – Advogado
– Maria Fernandes da Silva Nogueira – Presidente dos Trabalhadores Fazendários do Estado do Acre – SINFAC (ela se desfiliou do Partido dos Trabalhadores).
– Solange Socorro Pereira Cruz – 1ª Secretária do SINFAC – Sindicato dos Trabalhadores Fazendários do Estado do Acre – SINFAC.
– Susy Cristiny da Costa – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegráfos.
– Rossilan Alves de Oliveira (esposo da Susy do Sindicato dos Tralhadores dos Correios e Telegráfos)
-Maria Ivaneide Gomes da Silva Rocha (esposa do Gilson – Secretário de Finanças do SIMDECAF)
– Anselmo Alves de Brito (Liderança da 06 de Agosto que sempre esteve com a Frente Popular)
– Francisco Almeida Nogueira (Dirigente do SINSPOL – Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre)
– Advogada Nazaré Gadelha – dirigente da ONG – JUSTIÇA GLOBAL
OS SINDICATOS QUE VÃO SE FILIAR À CTB:
1 – SIMDECAF (Sindicato das Indiretas);
2 – SINFAC;
3 – SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS CORREIOS;
4 – S-PATE;
5 – SINDSAD;
6 – SINPLAC.