Visitas dos EUA a Cuba aumentaram em 93% no primeiro trimestre

A demanda cresce, apesar das difíceis relações da ilha com o governo do presidente Donald Trump, informou Michel Bernal, diretor comercial do Ministério do Turismo de Cuba (Mintur), citado pelo jornal Granma.

h

Os norte-americanos continuam ocupando o segundo lugar no mercado emissor para Cuba, atrás somente do Canadá, com um total de 257.500 visitantes no primeiro trimestre do ano, um crescimento de 93,5% em relação ao mesmo período de 2018, relatou Bernal". Destes, 55% chegaram por navios de cruzeiro, modalidade que continua a subir e cresceu 48% este ano, acrescentou. 

O Canadá continua em primeiro lugar no ranking, com um crescimento de 3% e 624.530 visitantes. "Apesar das campanhas difamatórias contra Cuba, 13,5% dos turistas que nos visitam afirmam ter escolhido a ilha para sua segurança", acrescentou Bernal..

Até abril de 2019, Cuba atingiu um crescimento de 7% na chegada de visitantes internacionais, o que representa 1.930.000 viajantes. O turismo é a segunda atividade econômica da ilha após a exportação de serviços médicos. Bernal lembrou que "Cuba continua a ser o único país do mundo onde cidadãos americanos não podem fazer turismo livremente, apenas por meio de uma das 12 licenças autorizadas".