Congresso de um partido revolucionário e internacionalista

Identifico-me com os comentários de todos os camaradas que assinalaram o êxito do nosso 12º Congresso. Foi uma demonstração da força do Partido, de sua unidade e da correta compreensão política.

O Congresso aprovou com ampla maioria o Programa Socialista. Elevou-se a compreensão do coletivo partidário de que a luta pelo socialismo entra na ordem do dia não como vago ideal, não como intenção ou retórica, mas como questão concreta a exigir solução concreta. Aprovamos um programa socialista que propõe um caminho próprio para abordar e desenvolver a luta pelo socialismo no nosso país, nas condições atuais do Brasil e do mundo, um programa que ressalta a questão nacional, numa perspectiva antiimperialista, e a questão de classes, numa perspectiva revolucionária e socialista. Por isso, temos dito que o Programa aprovado no 12º Congresso é um programa para a acumulação estratégica e tática de forças, o programa da Revolução Brasileira.

Um dos momentos de maior destaque do nosso 12º Congresso foi a sessão de trabalho da manhã do dia 7 de novembro, data em que os comunistas e revolucionários em todo o mundo celebram o aniversário da Grande Revolução Socialista Soviética. Aquela sessão foi dedicada ao internacionalismo e abrilhantada com a intervenção de partidos irmãos.

A presença de numerosas delegações internacionais em nosso Congresso – 50 Partidos e organizações de mais de 30 países – foi um gesto de solidariedade para com o povo brasileiro e o nosso Partido. Igualmente, constituiu uma demonstração viva do internacionalismo proletário e da solidariedade entre forças democráticas e antiimperialistas e um sinal a mais a caracterizar o Partido Comunista do Brasil como um partido com forte identidade comunista, classista e revolucionária.

Esta identidade está indelevelmente gravada na Resolução Política sobre a Questão Internacional, intitulada “União dos Povos na Luta Antiimperialista”, aprovada por unanimidade, numa demonstração da vontade inabalável dos delegados, representando a militância do Partido, de pôr em movimento suas inesgotáveis energias a serviço da luta antiimperialista e da solidariedade com os povos e nações oprimidos.

O 12° Congresso do PCdoB foi um congresso de um partido revolucionário e internacionalista. Seus êxitos se desdobram em novos desafios e responsabilidades, que a nova direção eleita assume com disposição e energia renovadas.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor