A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

José Reinaldo Carvalho

Membro do Comitê Central e da Comissão Política Nacional do PCdoB, responsável pela Solidariedade Internacional
Uma foto histórica e o sonho humano de liberdade

O sonho humano de liberdade e independência era o mesmo dos três soldados da foto e sintetizava-se naquele gesto. Para que jamais se repitam acontecimentos tão nefastos como o conjunto da obra do nazi-fascismo, e se eternize na memória dos povos a façanha libertadora realizada pela União Soviética e as forças democráticas, é que o gesto do soldado Abdoulkhakim Ismailov será sempre lembrado.

EUA, país que mais viola os direitos humanos no mundo

Mais uma vez, a comunidade internacional se depara com a proclamação por parte da Casa Branca de que um dos aspectos centrais de sua política externa, durante a Administração do Presidente Joe Biden, será a “defesa dos direitos humanos”.

Política de Biden aumenta tensões e internacionalistas ficam em alerta

Os acontecimentos dos últimos dias revelaram a agressividade dos Estados Unidos contra a Rússia e a China, elevando as tensões internacionais.

Intentona golpista expõe as vísceras de um império em nítido declínio

Este 6 de janeiro entra para a crônica como uma das datas que os historiadores do futuro tomarão como referência para narrar a longa agonia de um império, cujo fim se aproxima cada vez mais.

Lênin, 150

O dirigente comunista José Reinaldo Carvalho escreve sobre o legado de Lênin, no transcurso, neste ano, do 150º aniversário do seu nascimento

As massas populares derrotaram o golpe na Bolívia

Luis Arce, um dos líderes do Movimento ao Socialismo (MAS), consegue eleição em primeiro turno na Bolívia. A vitória representa a volta legítima do grupo de Evo Morales ao poder.

A Constituição de 1988 e o PCdoB

A “Constituição Cidadã”, assim denominada pelo presidente da Assembleia Constituinte, Ulysses Guimarães, foi um primeiro passo para estabelecer direitos democráticos e sociais após 21 anos de vigência da ditadura militar

Não tira não, Mr. Pompeo

O secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo não vai conseguir cumprir a ameaça de “tirar Maduro” do poder, feita em território brasileiro, com a cumplicidade de Ernesto Araújo. O presidente venezuelano Nicolás Maduro decretou que as forças armadas do país permaneçam em “alerta máximo”

EUA e aliados militares elevam a tensão na Europa Oriental

A Rússia ressente-se das frequentes manobras militares promovidas pelos Estados Unidos e seus aliados, como também da instalação nas proximidades de sua fronteira ocidental de enorme infraestrutura militar. Na atualidade, os problemas que envolvem a Rússia e a Otan têm como pano de fundo a ameaça de desestabilização na Bielorrússia.

China, Cuba e Rússia avançam na produção da vacina contra a covid

Os principais veículos de comunicação do mundo propiciam diariamente uma enxurrada de informações – e fazem proselitismo – sobre essas duas vacinas em desenvolvimento, a passo que desinformam, tergiversam e omitem experiências promissoras como são as das vacinas chinesas, a russa e a cubana.

1 2 3 21