A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

José Reinaldo Carvalho

Membro do Comitê Central e da Comissão Política Nacional do PCdoB, responsável pela Solidariedade Internacional
O Foro de São Paulo faz 30 anos

“Foi no ambiente do Foro de São Paulo que amadureceram forças políticas e lideranças populares que venceram eleições presidenciais e protagonizaram ao longo de uma década e meia o ciclo de transformações políticas, econômicas e sociais na América Latina”

Nobel da Paz para o altruísmo cubano

Por onde passa, a Brigada Henry Reeve recebe a menção honrosa de autoridades, organizações políticas, sociais, humanitárias e veículos de mídia, um contraste com o que ocorreu no Brasil, onde os profissionais de saúde cubanos foram o contingente principal do programa Mais Médicos, desativado no governo de extrema direita de Jair Bolsonaro,

Netanyahu e Trump atiçam a revolta palestina

Os palestinos preparam seu contra-ataque se a anexação da Cisjordânia ocorrer. A Autoridade Palestina pode declarar sua soberania sobre a Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental, o que tornaria incontornável a proclamação da independência e a fundação do Estado nacional palestino

O recado da Praça Vermelha

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um apelo à unidade nacional para enfrentar os grandes desafios e ameaças com que o país se defronta. E enviou um sinal ao mundo, principalmente à superpotência americana, de que desempenha e pretende seguir desempenhando um papel de protagonista na cena internacional.

‘Segurem seus radicais’, ecoa a história dos generais no poder

“É preciso unir amplas forças democráticas. Os partidos de esquerda, sem renunciar aos seus objetivos, devem apoiar todas as iniciativas que visem a derrubar Bolsonaro e se empenhar na convergência de posições políticas e na unidade de ação dos democratas”

China volta a dizer ao mundo que Hong Kong é seu território

A devolução de Hong Kong à China e o restabelecimento da soberania plena do país asiático sobre esse território corrigia uma injustiça histórica.

Em meio à pandemia, fomentar cooperação e diplomacia entre os povos

A pandemia do coronavírus evidenciou uma eletrizante luta geopolítica, que tende a marcar doravante a vida política internacional.

A homenagem do Movimento Comunista Internacional a Lênin

Dedico esta coluna a homenagear o grande Vladimir Ilich Lênin, na passagem do seu 150º aniversário natalício, em 22 de abril último. Ressalto a publicação da Declaração Conjunta dos partidos comunistas e operários de todo o mundo, que publicamos mais abaixo.

1 2 3 20

Colunistas

José Carlos Ruy
Eron Bezerra
Umberto Martins
Celinho Sintrocel
Jorge Gregory
José Reinaldo Carvalho
João Guilherme Vargas Netto
Joan Edesson de Oliveira
Cida Pedrosa
Urariano Mota