Desempenho dos prefeitos do PCdoB

Os dois prefeitos do PCdoB do Amazonas, Raimundo Guedes (Guedinho) e Raimundo Chicó (Anamã), que dirigem os municípios de Japurá e Anamã, estão entre os prefeitos mais bem avaliados dos 62 municípios do Amazonas, segundo recente pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva.

Guedinho é o 1º e Chicó o 8º colocado, apesar de seu município ter ficado nacionalmente conhecido por ter ficado completamente submerso ano passado em decorrência da maior enchente já ocorrida em nossa região.

Segundo a pesquisa, a avaliação positiva média (ótimo e bom) dos 62 prefeitos do Amazonas é de apenas 40%, com uma média de rejeição de 32%, expresso na somatória de ruim e péssimo.

Guedinho tem uma avaliação positiva de 83% contra uma rejeição simbólica de 7%; Raimundo Chicó alcança 68% de ótimo e bom contra apenas 17% de rejeição.

O segredo desse sucesso aparentemente é simples. Evitar pirotecnia e gastar os recursos disponíveis em ações que atendam prioritariamente a população mais carente, além de assegurar a limpeza e a urbanização das ruas da cidade. Medidas como a construção de casas populares para trabalhadores rurais e ações que gerem postos de trabalho são, igualmente, medidas que explicam esse sucesso.

O bom desempenho dos prefeitos comunistas é motivo para comemoração, não apenas pelo bom desempenho individual, mas, principalmente, quando se analisa comparativamente.

Dos 62 prefeitos do estado apenas 23 tem avaliação positiva acima de 50%. O prefeito da capital, Amazonino Mendes, por exemplo, tem apenas 34% de avaliação positiva, contra 36% de rejeição. É o 53º colocado.

A fila dos 10 prefeitos com pior desempenho é “democrática”, alcança praticamente todas as demais legendas. Dentre eles estão os dois prefeitos do PR (Boca do Acre e Tabatinga), 01 prefeito do PT (São Gabriel da Cachoeira), o único prefeito do PSB no Amazonas (Apuí), 02 Prefeitos do PMN (Barreirinha e Coari), 01 Prefeito do PPS (Rio Preto da Eva), 01 Prefeito do PMDB (Manacapuru), 01 Prefeito do PTB (Manaus) e 01 do PSC (Boa Vista do Ramos).

O excelente desempenho dos nossos prefeitos exige do conjunto do partido esforço redobrado em termos de apoio político e material para que essa avaliação seja consolidada, em beneficio de toda população diretamente beneficiada pelas ações a cargo de nossos prefeitos.

É um bom começo para quem nunca teve experiência no executivo. É a 1ª vez que o PCdoB elege prefeitos no Amazonas. E os dois eleitos, igualmente, nunca tinham sido prefeitos. São “calouros” e, portanto, merecedores de nosso reconhecimento pela dedicação com que tem levado a cabo a tarefa que o povo lhes conferiu.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor