Foro de São Paulo repudia manobra contra a Venezuela na OEA

O Foro de São Paulo, através de sua secretaria-executiva, emitiu uma nota, nesta quinta-feira (12), onde repudia a tentativa de se ativar o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) contra a Venezuela. Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Foro de SP

1 – A Secretaria Executiva do Foro de São Paulo (FSP) rejeita a nova tentativa de intervenção na Venezuela, que agora busca se legitimar por meio de um mecanismo continental, o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), assinado em 1947 após o 2º Guerra Mundial como mecanismo de defesa mútua entre seus membros.

2 – Os Estados Unidos da América (EUA), juntamente com os governos fantoches do Brasil e da Colômbia, aliados do ilegítimo e autoproclamado Juan Guaidó, fizeram esta nova proposta buscando ampliar a intervenção contra a Venezuela, incorporando a ameaça militar, em oposição à carta de Nações Unidas.

3 – O FSP anteriormente se pronunciou contra o uso deste tratado como uma forma de legitimar as ações intervencionistas dos EUA em nossa região.

4 – Condenamos também a presença de Gustavo Tarre, representante de Juan Guaidó, e acusamos sua falta de legitimidade para participar como representante venezuelano na Organização dos Estados Americanos (OEA).

5 – Reconhecemos o governo do presidente Nicolás Maduro, legitimamente eleito em um processo democrático acompanhado por observadores internacionais.

6 – O FSP expressou em várias ocasiões seu apoio à negociação livre e soberana como forma de solução para a situação venezuelana. Reiteramos nosso apelo aos povos da América Latina e do Caribe para defender o respeito pelos princípios da resolução pacífica de controvérsias, da não intervenção e da autodeterminação dos povos.

                 Mônica Valente – Secretária Executiva do Fórum de São Paulo
                                                   
                                                      12/09/2019