As Circunstâncias que permitiram a derrota de Trump
.
Publicado 10/11/2020 15:21

Três circunstâncias marcaram a derrota de Donald Trump nas últimas eleições americanas. A primeira foi o envolvimento de grandes massas nessa batalha contra a extrema-direita norte-americana, impulsionadas pelos movimentos Ocupe Wall Street, em 2011, e Black Lives Matter – Vidas Negras Importam, que ganhou proporções enormes após o assassinato do cidadão negro George Floyd, quando Trump já era o presidente.
A segunda circunstância foi o combate aos discursos e práticas de ódio, racismo, fascismo e a defesa dos direitos humanos e o meio ambiente, o emprego, o desenvolvimento, oportunidades para todos na vida, respeito às instituições multilaterais, à OMS, à ciência e pelo enfrentamento imediato e planejado da pandemia. Esse ideário permitiu que se formasse uma ampla frente de oposição à Donald Trump.
Por fim, a terceira circunstância é que a vitória conseguida nos Estados Unidos e apoiada pelos progressistas de diversas partes do mundo atingiu o cabecilha principal da extrema direita americana e mundial do momento, Trump, o que deixou desarvorado seus capachos pelo mundo afora