Morre Luiz Alberto Gomes de Souza, um dos fundadores da Ação Popular

Luiz Alberto faleceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em consequência de um câncer linfático.

Luiz Alberto Gomez de Souza - Foto: Divulgação/CNBB

Morreu o sociólogo e cientista político Luiz Alberto Gomes de Souza, um dos principais fundadores da Ação Popular, movimento ligado à Juventude Universitária Católica (JUC) ao lado do também sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Luiz Alberto faleceu na madrugada desta terça-feira (30) em Juiz de Fora (MG), em consequência de um câncer linfático.

Ele foi um membro destacado das equipes dirigentes da Juventude Estudantil Católica (JEC) Internacional e da JUC Nacional. Autor de dezenas de livros, foi o organizador do pioneiro “Cristianismo hoje”, lançado pela Editora Universitária da União Nacional dos Estudantes (UNE), com textos dele próprio, de Betinho, do jesuíta padre Henrique Vaz e do dominicano frei Cardonnel.

Luiz Alberto foi ainda funcionário da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), em Santiago e no México (1969-1977), diretor do Escritório da América Latina e do Caribe no Departamento de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) (1982-1985) e diretor executivo do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) (1997-2005). Sua militância na sociedade levou-o ao exílio.

Atualmente dirigia o Programa de Estudos Avançados em Ciência e Religião da Universidade Cândido Mendes. Era autor de mais de uma centena de artigos em diversas línguas sobre educação, Igreja e sociedade, política, ciência e religião, e de vários livros.

Sua vida foi por ele definida como de um “andarilho entre duas fidelidades: religião e sociedade”. A definição tornou-se título de seu livro de memórias, publicado em 2015. Casado desde 1959 com Lúcia Ribeiro, Luiz Alberto deixa uma filha, dois filhos, cinco netos e uma neta.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento. Confira abaixo:

Nota de pesar pelo falecimento do prof. Luiz Alberto Gomes de Souza

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do sociólogo Luiz Alberto Gomes de Souza, ocorrido hoje, 30 de dezembro de 2020, em Juiz de Fora, MG.

Gaúcho, nascido em 19/12/1935, deixa o legado de uma vida marcada pelo diálogo entre a fé e o compromisso social, utilizando-se para tanto de seu profundo conhecimento na área das ciências sociais, aliado à firme consciência do laicato como sujeito eclesial.

Com vasta e conhecida biografia, testemunhou que, “como cristãos, somos chamados a viver como discípulos de Jesus Cristo em nosso dia a dia. A partir da sua vocação específica os cristãos leigos e leigas vivem o seguimento de Jesus na família, na comunidade eclesial, no trabalho profissional, na multiforme participação na sociedade civil, colaborando assim na construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica, que seja sinal do Reino de Deus inaugurado por Jesus de Nazaré”. (CNBB, Doc. 105, n. 11)

A CNBB se solidariza com a família e os amigos mais próximos do Prof. Luiz Alberto e pede a Deus que o laicato brasileiro se consolide cada vez mais no serviço à paz, à justiça, ao bem comum e à democracia.

Brasília, DF, 30 de dezembro de 2020

D. Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, MG

Presidente

D. Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, RS

1º Vice-Presidente

D. Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima, RR

2º Vice-Presidente

D. Joel Portella Amado, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ

Secretário-Geral

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *