Pesquisa aponta ampla vantagem de Castillo sobre Keiko em eleição no Peru

Candidato considerado de esquerda no Peru, Pedro Castillo ampliou sua vantagem na corrida para as eleições presidenciais do país, segundo pesquisa divulgada no domingo (25).

Pedro Castillo e Keiko Fujimori disputam o segundo das eleições presidenciais no Peru

O candidato de esquerda Pedro Castillo (Peru Livre) aumentou a vantagem contra sua oponente Keiko Fujimori (Força Popular) para ocupar a presidência do Peru. Segundo pesquisa de opinião do Instituto de Estudos Peruanos (IEP), Castillo tem 41,5% de intenções de voto, enquanto Keiko está 20 pontos atrás, com 21,5%.

O candidato Pedro Castillo promete convocar uma constituinte para mudar a legislação elaborada no governo de Alberto Fujimori, ditador que comandou o país nos anos 1990. Castillo tem desempenho melhor que Keiko, filha de Alberto Fujimori, em todas as regiões, perdendo somente em Lima e região metropolitana. O candidato de esquerda tem maior aceitação entre os mais pobres (camadas C, D e E), enquanto a filha de Alberto Fujimori conta com o apoio dos mais ricos (níveis A e B).

Cerca de 18% dos entrevistados declararam que se identificam com as propostas da coligação Peru Livre, 11% se consideram alinhados ao antifujimorismo e 20% declararam que Castillo representa algo novo na política.

No caso de Fujimori, 18% declararam o voto para combater a esquerda, 12% consideram a candidata um “mal menor” e 11% defendem o voto por Keiko ser mulher. 

A pesquisa IEP, feita por telefone com 1.367 pessoas entre 17 e 21 de abril, também mostrou que 21,2% das pessoas disseram que anulariam sua cédula ou votariam “em branco”, enquanto 15,7% permaneceram indecisos.

Com informações de Opera Mundi e Sputnik Brasil