Equipe de Lula acionou um chaveiro para abrir portas do Planalto

Segundo informações da colunista Natuza Nery, da Globonews, acessos estavam trancados; equipes de segurança fazem varredura no local.

Palácio do Planalto | Imagem: reprodução/Flickr

A transição do governo direitista de Jair Bolsonaro (PL) para o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem sido fácil. Após uma séria de imbróglios envolvendo o ex-presidente e sua equipe, a única coisa que não se esperava é que Bolsonaro tentasse impor uma barreira física para entrada do novo governo no Palácio do Planalto.

Segundo informações de Natuza Nery, da GloboNews, a equipe encarregada de preparar o Palácio do Planalto para a cerimônia solene de subida da rampa e discurso do presidente, resolveu ir até a sede do governo, dirigindo-se até o gabinete presidencial, para conferir se estava tudo certo, seguindo procedimentos de praxe.

Ao chegarem lá, para surpresa de todos, as portas estavam trancadas. E não havia cópias das chaves sendo preciso acionar um chaveiro, no último dia do ano, para que conseguissem entrar.  

Como disse Natuza, “a situação mostra grau de hostilidade do governo Bolsonaro com a nova gestão”.

Palácio do Planalto

A equipe de segurança de Lula, composta por policiais federais, têm feito varreduras nos principais gabinetes do Palácio do Planalto, incluindo o do próprio presidente da República. A medida tem como objetivo verificar a eventual existência de grampos e escutas telefônicas que possam ter sido instaladas indevidamente, e garantir total segurança dos ambientes de trabalho. A informação foi repassada pela assessoria do presidente Lula.

Também estão sendo promovidas adequações como troca de mobiliário, equipamentos eletrônicos e pintura.

__

com informações de agências

Autor