MP Militar recebe alerta sobre evento de “rememoração” do golpe de 64

Ouvidoria alerta para risco de narrativa revisionista em solenidade organizada por clubes militares no Rio de Janeiro.

Clube Militar no Rio de Janeiro | Imagem: Reprodução/Google Streetview

O Ministério Público Militar (MPM) foi acionado pela Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para avaliar possíveis medidas contra um evento que pretende relembrar o golpe militar de 1964. A solenidade, organizada pelos clubes Naval, Militar e de Aeronáutica, está prevista para ocorrer no Rio de Janeiro e levanta dúvidas sobre sua possível natureza revisionista e antidemocrática. As informações são do UOL.

Segundo o ofício enviado ao MPM, a celebração do golpe como um “movimento democrático” pode fortalecer narrativas que ameaçam a estabilidade institucional. A programação inclui uma palestra do desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, que já foi investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por incitação a atos golpistas.

Os organizadores do evento incluem militares da reserva, alguns alinhados aos discursos elaborados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado pela Procuradoria-Geral da República por crimes como tentativa de golpe de Estado. O MPM ainda não se manifestou sobre o pedido da Ouvidoria para garantir o respeito à ordem democrática e à Constituição.

__

com informações de agências

Autor