MAC de Niterói (RJ) terá mostra sobre Paulo Gustavo 

Exposição começa em 13/4 no Museu de Arte Contemporânea e lembra trajetória de artista que morreu precocemente durante a pandemia de Covid-19, em 2021

Foto: Reprodução

A partir do dia 13 de abril, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a mostra “Rir, um ato de resistência “, que relembra a trajetória de um dos artistas mais queridos do Brasil, o niteroiense Paulo Gustavo. 

Morto precocemente pela Covid-19 em 2021, aos 42 anos, o humorista teve uma rica carreira, deixando personagens queridos que, até hoje, são lembrados com carinho pela população, como a Dona Hermínia, de “Minha Mãe é uma Peça”, papel inspirado em sua mãe, Déa Lúcia. O filme foi responsável por uma das maiores bilheterias do cinema nacional. 

Dividida em cinco galerias, a exposição trará ao público uma seleção de itens que marcaram a carreira do ator, incluindo figurinos icônicos usados em seus espetáculos e produções audiovisuais, peças de arte de sua coleção pessoal, fotografias inéditas que retratam momentos de sua vida e carreira e um curta-metragem especial, exibido exclusivamente para os visitantes. 

Na área externa do MAC, a escultura CDR-14, de Amilcar de Castro, com 2,5 metros de altura, será a primeira obra vista pelo público.

A exposição imersiva foi idealizada pela família, com Thales Bretas, seu ex-companheiro, à frente, e tem curadoria de Nicolas Martin Ferreira e co-curadoria de Juliana Cintra. 

A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com patrocínio da Globo e Multishow.

Com informações do MAC

(PL)

Autor