A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Haroldo Lima

É engenheiro, ex-diretor-geral da ANP, membro do Comitê Central do PCdoB e foi deputado federal na Assembleia Constituinte.
Bolsonaro é a maior ameaça, comenta Haroldo Lima

Na coluna desta semana no canal “Nocaute”, Haroldo Lima fala sobre o aprofundamento da crise causada pela pandemia de coronavírus e a falta de condições de Bolsonaro em seguir governando o Brasil. “Comete crimes, frauda informações, mente e incentiva o caos, aproveitando-se do desespero da população mais vulnerável. Deveria renunciar, seria o gesto menos custoso para o país.”

A grandiosa China e o minúsculo filho de Bolsonaro

Em toda essa luta por conter a expansão do coronavírus pelo mundo, o papel da China tem sido extraordinário, seja mobilizando seu povo em uma amplitude e intensidade gigantescas para a luta penosa seja, depois de contido o vírus em seu território, manifestando sua solidariedade efetiva e expressiva à luta de outros povos pelo mesmo objetivo. Por essas razões, a admiração à China tem crescido muito.

“Traidor da Constituição é traidor da Pátria”

Quando a Constituição federal mais uma vez é ameaçada por quem jurou defende-la, é oportuno recordar o ambiente em que ela foi elaborada e reverenciar o discurso de Ulysses Guimarães na sua promulgação.

Combustíveis: alterar a política para baixar os preços

Abstraindo os fatores que diferenciam as situações de 2018 e de 2020, numa comparação simplificada, sob a ótica dos preços, podemos dizer que o quadro atual já é pior do que o existente quando a grande greve dos caminhoneiros começou

Uma homenagem a Ibsen Pinheiro

O deputado do PMDB gaúcho foi um dos mais destacados parlamentares do Brasil

Turbulência ocasional e tendência inexorável no petróleo

Em momentos como esse, de turbulência, o certo é a instabilidade, pois não se pode prever a evolução de um contencioso tão imponderável quanto este entre Estados Unidos e Irã; de qualquer maneira, a hipótese de riscos maiores perdura.

Haroldo Lima: Revisitando o Megaleilão

“Ao invés de se pretender acabar com o regime de partilha no pré-sal brasileiro, esforço deveria ser feito para aperfeiçoá-lo”.

Intolerável perseguição a Sérgio Gabrielli, por Haroldo Lima

A cassação da aposentadoria do professor José Sérgio Gabrielli, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA, e que foi presidente da Petrobras, de 2005 a 2012, é uma flagrante brutalidade e perseguição política, ajustada aos tempos bicudos que estamos vivendo.