A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Haroldo Lima

É engenheiro, ex-diretor-geral da ANP, membro do Comitê Central do PCdoB e foi deputado federal na Assembleia Constituinte.
Bolsonaro, Trump e Xi Jinping na ONU: embuste, arrogância e esperança, por Haroldo Lima

Os presidentes da China, dos Estados Unidos e do Brasil falaram na abertura da 75ª Assembleia Geralda ONU.

O PT assinou a Constituição, por Haroldo Lima

O PT foi o único partido que votou contra a redação final do texto constitucional que ajudou a elaborar. Contudo, ao contrário de uma versão que se divulga na tentativa de depreciar o partido, todos seus parlamentares assinaram a Constituição.

Frente Ampla, a lição dos Democratas americanos

Os Democratas perceberam que a frente necessária a ser constituída não era apenas a da união das tendências internas do Partido Democrata.

Tereza Costa Rêgo, a Joana que partiu

Tereza era a camarada Joana, que vem conosco, nessa labuta libertária e pelo socialismo, desde os tempos da ditadura militar até os dias de hoje, décadas

Lembrar de Mandela e de Mao Zedong, por Haroldo Lima

“A lembrança do exemplo de Nelson Mandela desperta uma outra recordação, espetacular e absolutamente educativa, a de Mao Zedong após a Longa Marcha, em outubro de 1935”

Florestan e Darcy falam de Anísio Teixeira, e Anísio fala sobre a Escola Parque

Comemora-se neste 12 de julho o 120º aniversário do grande educador brasileiro Anísio Teixeira

Putin revisita aspectos polêmicos da II Guerra Mundial

O presidente da Rússia publicou artigo onde apresenta um levantamento histórico percuciente, objetivo, corajoso. Faz denúncias de fatos antigos, anteriores à guerra, de outros, ocorridos no curso da mesma e de outros ainda da atualidade.

O petróleo no limiar de uma nova época, por Haroldo Lima

O setor petrolífero sofre os efeitos de uma série de mudanças, em especial da superação inexorável da hegemonia do combustível fóssil na matriz energética mundial.

O rei está nu e quer a PF para lhe proteger

As circunstâncias em que foi derrubado o ex-diretor geral da Polícia Federal deixam claro que o presidente Bolsonaro entra em pânico quando desconfia que pode haver investigação criminal sobre seu entorno.

Bolsonaro é a maior ameaça, comenta Haroldo Lima

Na coluna desta semana no canal “Nocaute”, Haroldo Lima fala sobre o aprofundamento da crise causada pela pandemia de coronavírus e a falta de condições de Bolsonaro em seguir governando o Brasil. “Comete crimes, frauda informações, mente e incentiva o caos, aproveitando-se do desespero da população mais vulnerável. Deveria renunciar, seria o gesto menos custoso para o país.”

A grandiosa China e o minúsculo filho de Bolsonaro

Em toda essa luta por conter a expansão do coronavírus pelo mundo, o papel da China tem sido extraordinário, seja mobilizando seu povo em uma amplitude e intensidade gigantescas para a luta penosa seja, depois de contido o vírus em seu território, manifestando sua solidariedade efetiva e expressiva à luta de outros povos pelo mesmo objetivo. Por essas razões, a admiração à China tem crescido muito.

“Traidor da Constituição é traidor da Pátria”

Quando a Constituição federal mais uma vez é ameaçada por quem jurou defende-la, é oportuno recordar o ambiente em que ela foi elaborada e reverenciar o discurso de Ulysses Guimarães na sua promulgação.

1 2