A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Osvaldo Bertolino

Jornalista e historiador
Paga logo, Bolsonaro! Não enrola, Paulo Guedes!

Sua má vontade com a situação é explícita – o governo já deveria ter tomando providência para resolver o impasse. Nem a situação dramática do país foi capaz de demover o ministro de suas convicções.

A história dos genocídios e o golpe militar de 1964

A palavra “genocídio”, aliás, surgiu exatamente para situar as atrocidades contra os povos desde que o mundo começou a viver sob constante ameaça de guerra.

BC despeja liquidez; China, EUA e Europa agem contra a recessão

Avanço da pandemia da Covid-19 lança administração da economia no olho do furacão.

Brasil pode ter recessão recorde, enquanto mundo reage com urgência

Enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro adota medidas tímidas, China, Europa e Estados Unidos se movimentam com mais abrangência.

Como Bolsonaro, Guedes zomba da Covid-19; Wall Street desaba

Governo brasileiro anuncia pacote com pouco poder de fogo para enfrentar a crise.

O imprescindível Augusto Buonicore

Sua obra radiografa a essência das contradições sociais, com artigos e palestras seminais, com paradigmas e equações para entender e explicar o que ocorre no mundo da atualidade.

Homenagens a Augusto Buonicore

Em depoimentos, amigos, camaradas e personalidades do campo progressista lembram, alguns pelas redes sociais, da convivência com ele e das suas notórias qualidades.

Luiz Carlos Prestes, cavaleiro da esperança comunista

Neste 7 de março de 2020, completam-se 30 anos da morte de um dos principais líderes comunistas brasileiros.

PIB de Bolsonaro e Guedes se agrava com encalacrada mundial

O medíocre crescimento de apenas 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB), valor de todos os bens e serviços produzidos na economia) em 2019, informado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de certa forma já era previsto. O país, fortemente atingido pela crise global, caiu nas mãos de um governo cujo programa destrói as alavancas de proteção da economia — como as estatais e os bancos públicos — em lugar de utilizá-las contra os efeitos do fraco desempenho da economia mundial.

Homenagem aos 101 anos de nascimento de João Goulart

Neste domingo, 1º de março de 2020, completam-se 101 anos do nascimento do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Desde o início da década de 1950 a direita movia um feroz campanha contra ele. Era o que que o jornal Última Hora chamou de “sindicato da mentira”.

Morre Nexhmije Hoxha, histórica comunista albanesa

Foi uma pessoa digna do maior respeito, por sua integridade moral e dedicação sem limites ao povo simples e trabalhador. Grande amiga do PCdoB, nunca faltou ao apoio à causa socialista, segundo João Amazonas.

Banco Central – um Estado dentro do Estado

Sem controle do Estado, com a autonomia neoliberal, o BC será dominado pelo mercado financeiro.

1 2