A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Osvaldo Bertolino

Jornalista e historiador
O legado de Getúlio Vargas como patrimônio nacional

No momento em que o Brasil passa por ameaças à sua democracia pelo bolsonarismo, é importante lembrar que neste 24 de agosto de 2020 completam-se 66 anos do suicídio de Getúlio Vargas. Seu legado é um importante patrimônio da história do Brasil.

Estados Unidos vivem uma “Depressão Pandêmica”

Deve estar claro para quase todos agora que a repentina e acentuada crise econômica que começou no final de março é algo mais do que uma grave recessão. Esse rótulo foi, talvez, justificável para a Grande Recessão de 2007-2009, quando o desemprego atingiu um pico de 10%. Não é agora.

A memorável missa de dom Pedro Casaldáliga

Perseguido e ameaçado, várias vezes foi acusado de comunista, inclusive por alguns dos seus pares da Igreja Católica.

Dilemas econômicos do Brasil no cenário mundial

O crescimento da indústria do Brasil em junho, pelo segundo mês seguido, é um dado que chama a atenção. O noticiário econômico se apressou em dizer que o pior do impacto econômico da pandemia de Covid-19 teria ficado para trás, mas a história não é bem essa.

Leilão do 5G é questão nacional, não dos Estados Unidos

A questão nacional não pode ser uma bandeira que poucos seguram. Sua defesa não pode ser feita por um exército de poucos soldados.

Nilson Araújo: Ditadura impôs silêncio sobre Celso Furtado

Para o economista Nilson Araújo de Souza – doutor em economia pela Universidade Autônoma do México (Unam), pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e professor aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) –, golpe de 1964 impôs a ditadura também na economia. Uma das vítimas foi Celso Furtado, que completaria cem anos neste domingo (26).

Celso Furtado por Luiz Gonzaga Belluzzo

Nesta entrevista, Luiz Gonzaga Belluzzo comenta a vida e a obra de Celso Furtado, que neste domingo (26) completaria cem anos.

Guedes, com apoio de Bolsonaro, produz uma grande tragédia social

O ministro da Economia contraria o debate internacional com a insistência na sua política de destruição do Estado nacional. Os sinais são de que o Brasil está mergulhando em uma crise econômica e social que potencializa a tragédia da pandemia de coronavírus em grandes proporções.

Banco central dos EUA traça perfil sombrio sobre a economia do país

O Federal Reserve encerrou sua reunião de dois dias e forneceu novas projeções econômicas que mostram como o banco central está vendo a economia.

Dilemas das economias dos Estados Unidos, da Europa e do Brasil

Pandemia da Covi-19 exige ações arrojadas para evitar um colapso econômico de grandes proporções. Países europeus fazem grandes aportes com recursos públicos, mas os governos dos Estados Unidos e do Brasil ignoram a gravidade da situação.

Os dilemas do Brasil descritos por Carlos Lessa numa tarde chuvosa

A morte de Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-reitor Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representa uma dolorosa perda para o pensamento patriótico, democrático e progressista.

G7 se reúne em meio a cifras bilionárias para socorro à economia

Grupo dos ricos se reúne para analisar como países e regiões estão enfrentando os efeitos da Covid-19. Brasil participa como convidado dos Estados Unidos.

1 2 3 4