A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Osvaldo Bertolino

Jornalista e historiador
Especial reúne vida e obra de Luiz Carlos Prestes

No dia 3 de janeiro de 2021, Luiz Carlos Prestes completaria 123 anos de idade. Falecido em 7 de março de 1990, sua história, primeiro como o Cavaleiro da Esperança da Coluna Prestes, e depois como dirigente comunista, é um dos mais importantes patrimônios das lutas populares no Brasil.

Adeus, Maradona, o maior depois de Pelé

Astro argentino do futebol faz parte da galeria dos gênios da humanidade.

“Grande Reset Mundial”, novo Bretton Woods da aristocracia capitalista

Seria um recurso capaz de formar novas estruturas internacionais para o sistema.

O pedido de Joe Biden e a tragédia anunciada por Bolsonaro e Guedes

Diagnósticos apontam a indispensável ação do Estado para socorrer as vítimas da crise econômica, enquanto o governo brasileiro empurra o país para o abismo.

Guedes, homem de Wall Street, reedita tecnocracia da ditadura militar

Métodos autoritários e chantagistas receberam aval das oligarquias financeiras.

Bolívia retoma caminho combativo do seu povo

Posse do novo presidente representa luta histórica pela soberania do país e por democracia para o povo.

A dança e as letras de Paulo Guedes

O governo Bolsonaro vai na contramão da premissa dos investimentos, inclusive com o anunciado fim do auxílio emergencial a partir do próximo ano.

Pelé: o rei brasileiro que veio de outro planeta

Ao completar 80 anos de idade neste 23 de outubro de 2020, o mais genial dos gênios da bola é lembrado como personagem que interpretou a essência do povo brasileiro.

Bolívia se junta à China contra crise da economia “ocidental”

Os prognósticos sombrios do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial para a chamada economia “ocidental”, enquanto a China apresenta números positivos, são elementos essenciais para a compreensão de uma época histórica. A crise global que se estende desde o seu epicentro de 2007-2208 se agravou muito com a pandemia do coronavírus, mas a sua base tem raízes mais profundas.

Economia mundial entra em parafuso e contrasta com a China

A combinação dos efeitos da crise econômica global, desde o seu pico mais agudo de 2007-2008, com os da pandemia de Covid-19, constitui uma das discussões mais inflamadas que o mundo terá de travar no futuro próximo. Os próprios organismos do clube dos países ricos estão se posicionando a respeito, reconhecendo o potencial destrutivo desses efeitos.

O legado de Getúlio Vargas como patrimônio nacional

No momento em que o Brasil passa por ameaças à sua democracia pelo bolsonarismo, é importante lembrar que neste 24 de agosto de 2020 completam-se 66 anos do suicídio de Getúlio Vargas. Seu legado é um importante patrimônio da história do Brasil.

Estados Unidos vivem uma “Depressão Pandêmica”

Deve estar claro para quase todos agora que a repentina e acentuada crise econômica que começou no final de março é algo mais do que uma grave recessão. Esse rótulo foi, talvez, justificável para a Grande Recessão de 2007-2009, quando o desemprego atingiu um pico de 10%. Não é agora.

1 2 3 5