A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Osvaldo Bertolino

Jornalista e historiador
Guedes, com apoio de Bolsonaro, produz uma grande tragédia social

O ministro da Economia contraria o debate internacional com a insistência na sua política de destruição do Estado nacional. Os sinais são de que o Brasil está mergulhando em uma crise econômica e social que potencializa a tragédia da pandemia de coronavírus em grandes proporções.

Banco central dos EUA traça perfil sombrio sobre a economia do país

O Federal Reserve encerrou sua reunião de dois dias e forneceu novas projeções econômicas que mostram como o banco central está vendo a economia.

Dilemas das economias dos Estados Unidos, da Europa e do Brasil

Pandemia da Covi-19 exige ações arrojadas para evitar um colapso econômico de grandes proporções. Países europeus fazem grandes aportes com recursos públicos, mas os governos dos Estados Unidos e do Brasil ignoram a gravidade da situação.

Os dilemas do Brasil descritos por Carlos Lessa numa tarde chuvosa

A morte de Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-reitor Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representa uma dolorosa perda para o pensamento patriótico, democrático e progressista.

G7 se reúne em meio a cifras bilionárias para socorro à economia

Grupo dos ricos se reúne para analisar como países e regiões estão enfrentando os efeitos da Covid-19. Brasil participa como convidado dos Estados Unidos.

Bolsonaro joga com o golpismo e não é perna de pau

Desvendar o cenário político do país e agir nessa teia de contradições tecida pelo bolsonarismo é o grande desafio da oposição.

Atitude golpista de Bolsonaro é amplamente repudiada

A participação do presidente Jair Bolsonaro em ato que defendia intervenção militar em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, neste domingo (19), data em que é celebrado do Dia do Exército, tem ampla repercussão. Lideranças políticas, do Judiciário de organizações representativas se posicionaram criticamente em reação à atitude do presidente.

Como o dinheiro público some nos labirintos bancários

Verbas que deveriam chegar aos trabalhadores e às empresas ficam “empoçadas” e desaparecem nas operações do sistema financeiro

A pergunta de R$ 1,2 trilhão sobre o combate à Covid-19

A dinheirama que o Banco Central está garantindo ao sistema financeiro pode cair no cassino global e deixar o país a ver navios.

Paga logo, Bolsonaro! Não enrola, Paulo Guedes!

Sua má vontade com a situação é explícita – o governo já deveria ter tomando providência para resolver o impasse. Nem a situação dramática do país foi capaz de demover o ministro de suas convicções.

A história dos genocídios e o golpe militar de 1964

A palavra “genocídio”, aliás, surgiu exatamente para situar as atrocidades contra os povos desde que o mundo começou a viver sob constante ameaça de guerra.

BC despeja liquidez; China, EUA e Europa agem contra a recessão

Avanço da pandemia da Covid-19 lança administração da economia no olho do furacão.

1 2 3