A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Renata Mielli

*Renata Mielli é jornalista, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro da Comissão de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Princípios: Artigo desconstrói teses de Agamben sobre pandemia

Assinado por Cristiano Capovilla e Fábio Palácio, o artigo “Visões da pandemia – As teses de Giorgio Agamben como idealizações do Ocidente” critica as formulações do filósofo sobre a pandemia global de covid-19. Agamben minimizou a existência da pandemia e criticou as medidas adotadas por muitos governos como “frenéticas, irracionais e completamente injustificadas”. O pensador italiano sustenta que a pandemia teria sido “fabricada”, aproximando-se assim das posições negacionistas de líderes como Trump e Bolsonaro.

Enfrentar as fake news, mas sem violar direitos

“Estamos diante de um problema que precisa ser enfrentado pela sociedade, mas que é muito complexo e não tem solução simples, porque na tentativa de acabar com as “fake news” podemos violar direitos fundamentais, entre eles a liberdade de expressão

Um pouco da trajetória política e intelectual de Augusto Buonicore

Diante da partida precoce de um dos principais intelectuais marxistas do país, a Fundação Maurício Grabois homenageia a trajetória política e teórica de Augusto César Buonicore. Este breve perfil resgata um pouco de sua história de dedicação ao pensamento marxista, à luta política e ideológica do país e à construção do PCdoB.

Ataques à liberdade de expressão são ameaça à democracia

Relatores e comissários da Comissão Interamericana de Direitos Humanos manifestaram de maneira unânime suas preocupações com o quadro de violações à liberdade de expressão no Brasil

Bolsonaro, maior inimigo da imprensa e da liberdade de expressão

A cartilha do governo Bolsonaro é uma cortina de fumaça.