A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Renata Mielli

Jornalista, Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). É Secretária Nacional de Comunicação do PCdoB.
Elon Musk: a compra do Twitter e o “direito” de ofender e mentir

O anúncio da compra do Twitter pelo bilionário norte-americano Elon Musk trouxe um misto de tristeza e revolta para quem luta contra as fake news e uma alegria incontida para a extrema-direita em todo o mundo. Renata Meilli e Gustavo Alves analisam.

PL das Fake News: o que é e por que está sendo sabotado

Projeto que visa enfrentar o abuso do poder econômico nas redes – e obrigar gigantes da internet a revelar quem financia a desinformação – foi travado na Câmara

Google posa de defensor do jornalismo para atacar o projeto que combate fake news

O Google usar o seu poder econômico para publicar anúncios em jornais de todo o Brasil, e sua dominância de mercado para estampar na sua home uma desinformação sobre o PL 2630 e tentar interferir no debate regulatório brasileiro é gravíssimo.

Big Techs espalham fake news para evitar lei que regule suas atividades, por Renata Mielli

Desde que o presidente da Câmara, Arthur Lira, reiterou que o tema é prioridade na agenda de deliberações da Casa, as empresas resolveram subir o tom e partir para o vale tudo, na tentativa de alterar ou até impedir a aprovação da proposta

Nazismo e liberdade de expressão

Não podemos naturalizar o discurso de ódio, não podemos naturalizar a discriminação, não podemos naturalizar o fascismo que cresce impune sob os olhos das instituições e da sociedade.

Não Olhe Para Cima alerta: as Big Techs podem destruir você e o mundo, por Renata Mielli

“Não Olhe para Cima e a ameaça apocalíptica vinda do espaço é apenas uma paródia, mas o perigo que as Big Techs sem regulação representam para a sociedade é a grande realidade escancarada pelo filme”

Princípios: Artigo desconstrói teses de Agamben sobre pandemia

Assinado por Cristiano Capovilla e Fábio Palácio, o artigo “Visões da pandemia – As teses de Giorgio Agamben como idealizações do Ocidente” critica as formulações do filósofo sobre a pandemia global de covid-19. Agamben minimizou a existência da pandemia e criticou as medidas adotadas por muitos governos como “frenéticas, irracionais e completamente injustificadas”. O pensador italiano sustenta que a pandemia teria sido “fabricada”, aproximando-se assim das posições negacionistas de líderes como Trump e Bolsonaro.

Enfrentar as fake news, mas sem violar direitos

“Estamos diante de um problema que precisa ser enfrentado pela sociedade, mas que é muito complexo e não tem solução simples, porque na tentativa de acabar com as “fake news” podemos violar direitos fundamentais, entre eles a liberdade de expressão

Um pouco da trajetória política e intelectual de Augusto Buonicore

Diante da partida precoce de um dos principais intelectuais marxistas do país, a Fundação Maurício Grabois homenageia a trajetória política e teórica de Augusto César Buonicore. Este breve perfil resgata um pouco de sua história de dedicação ao pensamento marxista, à luta política e ideológica do país e à construção do PCdoB.

Ataques à liberdade de expressão são ameaça à democracia

Relatores e comissários da Comissão Interamericana de Direitos Humanos manifestaram de maneira unânime suas preocupações com o quadro de violações à liberdade de expressão no Brasil

Bolsonaro, maior inimigo da imprensa e da liberdade de expressão

A cartilha do governo Bolsonaro é uma cortina de fumaça.