Estrangeiros fugindo da guerra na Ucrânia não são bem-vindos na Europa

A “barbárie do racismo” europeu contra migrantes se sofistica e alcance cada vez mais pessoas. Até residentes na Ucrânia fugindo do conflito são tratados com desprezo pelas novas regulações e ONGs assistencialistas se não estiverem devidamente documentados.

Prédios danificados e arruinados por ataques são vistos em Irpin, nos arredores de Kiev, na Ucrânia, em maio de 2022.

Depois de ter que fugir da guerra na Ucrânia, a maioria dos cidadãos de países terceiros está agora presa no limbo legal , com pouca ou nenhuma opção de permanecer na Europa.

Apesar de toda a proteção, programas de residência e ajuda aos cidadãos ucranianos, muito pouco é oferecido aos nacionais de países terceiros que fugiram da mesma guerra.

Cidadãos de países terceiros precisam lidar com as burocracias do asilo sozinhos ou por meio de grupos de apoio mútuo do Telegram ou WhatsApp. E se eles não conseguirem encontrar uma maneira de permanecer na UE, seja por meio de um pedido de asilo bem-sucedido ou vistos de estudante, a maioria será deportada de volta ao seu país de origem.

Greve de fome: deportados questionam privilégio ucraniano

um cartaz na estação de Varsóvia
Um pôster no estande ‘Refugiados não-UA (Ucrânia)’ na Estação Central de Varsóvia com informações sobre como os não-ucranianos podem voltar para seus países de origem. (Yvonne Su)

Desprotegido e deslocado

Havia aproximadamente 60.900 pessoas indocumentadas e 77.000 estudantes internacionais na Ucrânia antes da guerra.

Quando a invasão começou, a maioria dessas pessoas teve que fugir, entrando em países europeus vizinhos e tornando-se nacionais de países terceiros.

Os nacionais de países terceiros são definidos pela UE como “qualquer pessoa que não seja cidadão da União Europeia na aceção do art. 20.º, n.º 1, do TFUE e que não seja pessoa beneficiária do direito de livre circulação da União Europeia , tal como definido no art. 2.º, n.º 5, do Regulamento (UE) 2016/399 (Código das Fronteiras Schengen) .”

De acordo com esta definição, os ucranianos na UE também são nacionais de países terceiros porque não são cidadãos da UE e não se beneficiam do direito de livre circulação da UE. Apesar disso, não foram referidos nem tratados como nacionais de países terceiros, como são os cidadãos não ucranianos e não pertencentes à UE.

Refugiados ucranianos encontram asilo fácil na Europa, ao contrário de árabes e africanos

Uma mulher atravessa uma faixa de pedestres seguida por duas crianças do lado de fora de uma estação de trem.
Uma mulher refugiada com filhos caminha na estação central de trem em Varsóvia, Polônia, em abril de 2022.

A ativação da Diretiva de Proteção Temporária da UE – que permite aos refugiados ucranianos o direito de viver e trabalhar na UE por até três anos – colocou os cidadãos ucranianos em uma categoria excepcional que lhes dá direitos e proteções sem ter que passar pelo asilo burocrático -Processo de busca.

Em essência, os ucranianos receberam o status de refugiado por três anos na UE sem se inscrever por meio do processo típico. Cidadãos de países terceiros não ucranianos – como os de países africanos – foram excluídos deste esquema e devem solicitar asilo regularmente se quiserem ficar.

‘Barbárie do racismo’

ONGs e ativistas descrevem a negligência dos nacionais de países terceiros como a “ barbárie do racismo ”.

O Conselho de Refugiados de Berlim e outras ONGs realizaram um protesto em 17 de maio em frente ao Bundestrat em Berlim (um órgão legislativo alemão) para exigir direitos iguais para cidadãos de países terceiros que fogem da Ucrânia.

Bielorrússia, refugiados e a hipocrisia sem limites

Eles argumentam que, apesar de os ucranianos terem acesso desburocratizado a autorizações de residência, autorizações de trabalho e benefícios sociais na Alemanha, muitos nacionais de países terceiros estão excluídos do direito à proteção temporária. Eles exigem “tratamento igual para todas as pessoas que fugiram da Ucrânia”.

Juilianne Gebel, cofundadora da ONG Internationals from Ukraine and Friends, disse à DW que a exclusão de cidadãos de países terceiros mostra que há “diferentes tratamentos para diferentes refugiados, dependendo do passaporte”.

‘Apenas para cidadãos ucranianos’

No final de abril de 2022, fiz uma viagem de pesquisa a Varsóvia, Cracóvia e Berlim e observei que, nas estações centrais de trem, onde se concentrava a maior parte das ONGs e da assistência aos refugiados da Ucrânia, a maior parte do apoio era apenas para cidadãos ucranianos .

A Ucrânia e as minorias étnicas na atual guerra

As pessoas estão aglomeradas em torno de uma placa em uma estação de trem
Os cidadãos ucranianos têm acesso a transporte gratuito na UE se puderem mostrar seus passaportes ucranianos. (Yvonne Su)

Ao entrar na Estação Central de Varsóvia, há uma mesa bem equipada com voluntários com um fichário de recursos prontos para ajudar. Existe até um mapa da UE com rotas diárias gratuitas – de ônibus ou trem – para diferentes países.

Quando perguntados se o transporte era gratuito para todas as pessoas que fugiram da Ucrânia, os voluntários responderam: “Não, apenas para cidadãos ucranianos”.

Um mapa de rotas de trânsito gratuitas
Os países amarelos são onde existem rotas diárias estabelecidas (como ônibus ou trens) que os portadores de passaporte ucraniano podem fazer gratuitamente. (Yvonne Su)

Os voluntários compartilharam que não há muita informação sobre os nacionais de países terceiros no fichário, que foi dado a eles pela cidade.

Eles foram instruídos a direcionar perguntas para o estande “não-UA (Ucrânia) refugiado”, que era apenas um quadro de avisos de informações em inglês e ucraniano. Passei pela Estação Central de Varsóvia várias vezes em três dias diferentes e nunca vi um voluntário naquele “estande”.

um quadro de avisos e uma cabine vazia
O estande de ‘Ajuda para refugiados não-UA’ localizado sob as escadas, em um local difícil de ver, na Estação Central de Varsóvia. (Yvonne Su)

Outra estação, a Estação Central de Berlim, tinha um estande muito visível para refugiados não pertencentes à UA, mas os voluntários não conseguiram responder a nenhuma pergunta e só puderam distribuir panfletos e encaminhar as pessoas para ONGs locais para obter ajuda.

Embora eu seja um pesquisador e não um refugiado, posso imaginar que esse tipo de interação para cidadãos de países terceiros pode ser bastante desanimador, pois eles são, mais uma vez, encontrados com alguém que não pode ajudá-los.

Para os nacionais de países terceiros, a falta de proteção e direitos conferidos pela UE, a falta de informação de que dispõem e a incapacidade de voluntários para os ajudar ilustram a violência invisível das burocracias de asilo .

Os nacionais de países terceiros ficam impotentes diante das burocracias do asilo para sofrer a barbárie do racismo apenas com a ajuda de outros na mesma situação.

Yvonne Su é professora assistente no Departamento de Estudos de Equidade, Universidade de York, Canadá