Na rede, a opinião dos trabalhadores sobre suas empresas importa muito

Assim como os clientes podem registrar sua opinião preciosa sobre um serviço ou empresa, a internet permite que trabalhadores opinem sobre suas empresas pelo Glassdoor. Empresas, clientes e trabalhadores estão cada vez mais atentos a esse tipo de opinião.

As redes sociais permitem saber o que acontece por trás das vidraças de grandes empresas na relação com seus trabalhadores.

Por muito tempo, a internet foi o principal meio de comunicação. Graças a plataformas como o Tripadvisor , os consumidores descobriram como é fácil compartilhar suas experiências (gastronômica, hoteleira, turística…). Foi a origem da disseminação do boca a boca eletrônico . Assim, consultar a opinião de outros consumidores antes de adquirir qualquer produto ou serviço já se tornou um hábito de compra.

Da mesma forma, na internet é fácil encontrar opiniões de trabalhadores sobre seus empregadores. Assim como no caso dos consumidores, esse comportamento já existia antes da Internet. A diferença está nas dimensões e importância que adquiriu nas redes. Sejam positivas ou negativas, essas opiniões têm consequências para as empresas.

Empresas de valor

Há mais de uma década era muito difícil saber como era trabalhar em uma empresa sem fazer parte de seu quadro de funcionários. Havia apenas informações sobre os mais populares, mas, na maioria dos casos, eram as próprias empresas que promoviam essa informação.

Também houve, e ainda há, reconhecimentos ou prêmios às melhores práticas de recursos humanos, concedidos por empresas de consultoria como GreatPlacetoWork ou TopEmployers . A questão é que para participar desses prêmios é preciso pagar pelos serviços dos consultores. Obviamente, nem todas as empresas estão interessadas em assumir o custo que isso implica.

No final da primeira década deste século, surgiu o portal Glassdoor . Seu funcionamento é semelhante ao do Tripadvisor. A diferença é que, em vez de clientes comentando sobre restaurantes e hotéis, são trabalhadores e ex-trabalhadores que postam comentários sobre seus locais de trabalho.

A ideia de coletar e postar avaliações de empregadores foi replicada por outros sites da Internet, mas não atingiu o significado do Glassdoor. É o caso dos portais de emprego através dos quais as empresas recrutam pessoal. O Indeed tem uma seção dedicada exclusivamente a isso. Infojobs mostra as avaliações recebidas pelas empresas que anunciam suas vagas em seu site. Ou seja, atualmente acessar esse tipo de informação é muito simples.

O Glassdoor está entre os 1.000 sites mais trafegados do mundo, com base em dados coletados da Alexa Internet em 7 de janeiro de 2022.

Quais informações são publicadas?

O habitual é que os trabalhadores e ex-trabalhadores atribuam, em primeiro lugar, uma pontuação global à empresa. Além disso, costumam pontuar também aspectos específicos. Por exemplo, salário, gerentes, conciliação ou projeção profissional. Além disso, há os comentários que complementam essas avaliações.

O seguinte é um exemplo do tipo de comentários que são feitos e postados:

“Eles não atendem às expectativas salariais, tentam economizar o máximo possível na evolução dos funcionários.”

Existem também os positivos, como este:

“Empresa internacional onde você pode aprender como funcionam grandes projetos internacionais, bom cachê e salário.”

As empresas devem prestar atenção a essas opiniões?

A resposta é sim por vários motivos. Nossa pesquisa mostrou que o que os trabalhadores de uma empresa pensam influencia o comportamento de potenciais trabalhadores. Assim, os candidatos desistem de enviar seus currículos para empresas com notas baixas e comentários desfavoráveis. Eles só fariam isso se não tivessem outras alternativas de emprego.

O contrário ocorre no caso de empresas com boas opiniões. Eles são muito atraentes como um lugar para trabalhar. Assim, os candidatos apresentam uma elevada predisposição para enviar as suas candidaturas. Por sua vez, as pessoas que lêem essas opiniões as consideram mais confiáveis ​​do que as versões que as empresas dão de si mesmas em seus sites. Mais ainda do que o reconhecimento público de suas práticas de recursos humanos.

A opinião do funcionário também importa para o cliente

Mas, além disso, o que os trabalhadores dizem sobre como as empresas os tratam também influencia a opinião dos consumidores . Ler opiniões desfavoráveis ​​dos trabalhadores diminui a satisfação com o produto adquirido e diminui a intenção de comprá-lo novamente. No caso de potenciais consumidores, essas opiniões desfavoráveis ​​reduzem a intenção de compra dos produtos.

Pelo contrário, os consumidores de uma empresa apreciam positivamente os comentários favoráveis ​​de seus trabalhadores. Especificamente, torna-os mais satisfeitos com a experiência do cliente. Por sua vez, eles aumentam a intenção de sê-lo novamente.

As evidências mostram que uma equipe que fala bem da sua empresa na internet reflete positivamente na satisfação de sua equipe. A importância dessa satisfação nos resultados empresariais é algo que parece difícil de discutir, embora não sejam abundantes as evidências empíricas sobre o assunto.

No nosso caso, com base em uma amostra de 475 empresas e 60.990 trabalhadores, descobrimos que empresas com classificações mais altas de funcionários na plataforma Glassdoor têm maior lucratividade do que empresas com pontuações mais baixas.

Em suma, os gerentes de recursos humanos nas empresas devem acompanhar as opiniões de seus funcionários online. O conteúdo dessas revisões e as pontuações associadas são informações úteis para avaliar suas práticas de RH e fazer alterações.

  1. Santiago Melian González é professor associado da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria
  2. Jacques Bulchand Gidumal é professor de Empreendedorismo e Turismo Digital, Universidade de Las Palmas de Gran Canaria