20 de Novembro
O Dia da Consciência Negra é feriado instituído em mais de mil municípios e, ao contrário de outros feriados nacionais ou regionais, ele tem sido construído de forma diferenciada, ou seja, de “baixo para cima”. Trata-se também de uma data de extrema importância para a história do movimento negro brasileiro.
Publicado 18/11/2015 10:57
Dia em que morreu, Zumbi dos Palmares, o primeiro herói nacional negro. A biografia de Zumbi é inspiradora pois no Quilombo dos Palmares negros, brancos e indígenas viviam em liberdade no período escravização no Brasil. Zumbi é um ícone, um herói de diversas causas ainda atuais, razão pela qual está sendo reconhecido em diversas universidades mundo afora.
No momento em que a humanidade passa por uma situação tão delicada, no qual questões étnicas e religiosas afloram como uma das principais fontes de conflito do planeta, reverenciar alguém que simboliza a união entre brancos, negros, indígenas e oprimidos é motivo de orgulho e um patrimônio histórico-cultural que o Brasil não pode abrir mão. Essa data também nos traz uma reflexão profunda sobre a situação do negro, os avanços que a sociedade brasileira alcançou no combate ao racismo e os caminhos por onde devemos continuar trilhando nessa luta incansável.
Por isso, este ano, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial resolveu fazer algo inédito na cidade de São Paulo. Realizaremos uma série de atividades durante toda a semana para celebrar e também discutir as ações e políticas afirmativas voltadas para a população negra. Reunimos grupos dos mais diversos segmentos como maracatu, capoeira, samba de roda, funk, hip hop e demais manifestações e expressões de matrizes africanas para celebrar o herói Zumbi. Herói este que só poderia surgir em um local como o Brasil, o maior país negro fora da África e cuja marca maior é a diversidade.