A política sindical do PCdoB

Está sendo lançado um importante livro referente à política sindical que o PCdoB tem trilhado, nos últimos 15 anos. Tem como autor o atual Secretário Sindical Nacional do PCdoB, João Batista Lemos, que também exerce a Secretaria-Adjunta de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil- CTB. Batista diz que o livro é fruto de uma construção coletiva e que contou com a colaboração direta ou indireta de vários militantes políticos e sindicais, companheiros e companheiras de luta pela transformação da injusta sociedade que vivemos.

O livro é apresentado pelo Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo que destaca a importância da iniciativa da publicação, em função de se tratar de algo que é recorrente na vida do Partido Comunista, ou seja “a preocupação com a organização, consciência e mobilização da classe trabalhadora…”. Renato Rabelo refere-se à realização do 12° Congresso Nacional do Partido, em 2009, que aprovou um novo Programa Socialista para o Brasil, no qual é reafirmado o objetivo estratégico de superar o capitalismo, apontando o caminho da luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

O Prefácio é escrito pelo próprio autor e pelo jornalista Umberto Martins. Nele, estão destacados 4 temas fundamentais: a centralidade da classe trabalhadora, o conceito de classe trabalhadora, o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e o caminho da unidade. Os autores referem-se também ao momento atual do movimento sindical no Brasil, afirmando que “A unidade da classe trabalhadora nas atuais condições, já não passa por uma só central. Requer a união mais ampla de todas as centrais e entidades sindicais na ação concreta em defesa das bandeiras classistas unitárias.”

Seguem-se 11 capítulos referentes a pronunciamentos de Batista Lemos realizados em fóruns importantes do Partido, desde a 8° Confererência Nacional sobre o Programa Socialista, realizada em 1995, até o 12° Congresso, realizado em 2009. Estes pronunciamentos estão assim intitulados: A classe operária no limiar do século XXI, A nova classe operária e o movimento sindical, Relação partido e sindicato, Nossa atuação em um quadro de crise do sindicalismo, A atuação do Partido junto ao proletariado, Nossos desafios no movimento sindical, Acumular forças no proletariado, Construir uma nova alternativa para o movimento sindical, Unidade para enfrentar a crise, Processo de consolidação da CTB, A unidade da classe trabalhadora e a luta pelo socialismo. Há ainda 3 importantes anexos: O primeiro refere-se a um pronunciamento feito por Renato Rabelo, no Seminário Sindical Nacional do Partido, em 1998, intitulado A luta pela superação da crise ideológica do proletariado; o segundo , é um documento aprovado, em 2001, pela Comissão Política do Comitê Central do PCdoB, intitulado Fortalecer o Partido entre os trabalhadores , e o terceiro, refere-se às resoluções finais do 2° Encontro Nacional do Partido, realizado em 2005, intitulado Implementar a política do Partido entre os trabalhadores e trabalhadoras e por intermédio deles.

Trata-se, portanto, de um livro que deve ser lido por todos os que se interessam pela história de lutas do povo brasileiro rumo à sua libertação e à construção do socialismo. Reflete o posicionamento, dos últimos 15 anos, de uma força política importante e representativa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

Lênin, o grande líder revolucionário russo, tem uma famosa frase que busca relacionar dialeticamente a prática com a teoria: “Sem teoria revolucionária, não há prática revolucionária”. Batista Lemos – que tem sua trajetória de militância, iniciada na JOC, em 1972, tendo ingressado no PCdoB, em 1974, trabalhado, como operário, nos anos seguintes na GE em Campinas, na Volks e na Mercedez, participando das lutas operárias de 1979 e 1980, no ABC paulista,- busca, nessa obra , exatamente combinar a prática revolucionária que está presente em sua vida militante, com a teoria revolucionária.No sentido gramsciano, ele exerce o papel de intelectual orgânico.

Boa leitura a todos e todas.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor