A Revista da ANPG
A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) vai lançar sua primeira revista científica. Um periódico científico institucional editado pela entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros – conforme aprovado em seu último Conselho Nacional de Ass
Publicado 15/01/2008 16:05
A Revista da ANPG: “Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais” nasce, portanto, com o objetivo da difusão dos estudos, investigações e documentos referentes a temas sobre a ciência, tecnologia e políticas educacionais, priorizando os assuntos relevantes ao país.
Trata-se de uma aspiração antiga que agora vai se materializar. Outra etapa se iniciará (essa ainda mais complexa) que é a de manutenção de uma revista direcionada a um público que abrange toda a comunidade acadêmica e científica, sobretudo docentes e pós-graduandos; gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, de políticas de ciência e tecnologia, de associações científicas e profissionais; dirigentes e técnicos de órgãos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal, produção científica e desenvolvimento nacional.
Inicialmente terá periodicidade semestral e contará com seções e temas diversos. O primeiro número abordará a educação à distância, etanol, biocombustíveis e matriz energética. Seu conselho e comitê editoriais terão um grande desafio de colocar a revista em um patamar elevado, envolvendo o Movimento Nacional de Pós-graduandos (MNPG) nessa iniciativa, o que será vital para sua boa difusão e concepção. Todo o movimento estudantil e os jovens cientistas militantes da UJS e do PCdoB, matriculados nas universidades e inseridos nos diversos programas de Iniciação Científica, mestrado e doutorado em todo o Brasil, podem ajudar muito na construção desse projeto.
Particularmente os Jovens Cientistas da UJS – que há anos vêem contribuindo no fortalecimento do MNPG e na edificação contínua da ANPG -, agora tem pela frente mais esse desafio: auxiliar a constituir a revista feita pelos pós-graduandos como mais um importante instrumento de discussão e apontamentos sobre os rumos da educação e da ciência comprometidos na construção de um país democrático, soberano e progressista que reivindicamos.
Os artigos devem ser trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros, tanto em português como em espanhol, em forma de textos científicos teóricos ou baseados em pesquisas ou ensaios opinativos. Podem ser enviados segundo as normas publicadas em www.anpg.org.br/revista/normas.htm e mais informações sobre a revista são encontradas em www.anpg.org.br/revista/normas.htm .