A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Luciano Rezende

Luciano Rezende Moreira Professor. Membro do Comitê Central do PCdoB.
Pobre Alvim, um injustiçado

“Pobre Alvim. Exonerado do cargo por seu líder e insultado por seu ídolo. Tudo isso em apenas um dia. Deve ter sido demais para ele.”

Adubando o neoliberalismo: o desmonte da indústria de fertilizantes

“O uso de fertilizantes é responsável pelo incremento da produção agrícola mundial. Responsável também pela negação da tese malthusiana de que todo o investimento adicional de trabalho e capital sobre a terra vem acompanhado não pela obtenção de quantidade correspondente de produtos, mas por uma quantidade decrescente.”

Gramática, linguística e o ABC de Weintraub

“Numa época em que se fala tanto em meritocracia, é de se perguntar qual o mérito desse sujeito. Qual é o seu currículo político ou acadêmico que lhe credencia a ocupar um Ministério tão importante como o da Educação?”

A última linha de defesa: bandeira vermelha hasteada

“As organizações muitas vezes são conhecidas por algumas características próprias que as tornam únicas. Isso significa que elas desenvolvem e possuem uma cultura própria. E essa cultura é sua identidade, construída no decorrer dos anos. “

Crítica à autocrítica dos tolos

Autocrítica sempre. Permanentemente. Entretanto, é necessário muito cuidado a fim de não se banalizar esse conceito tão caro à luta da classe operária.

O patrimonialismo escancarado de Bolsonaro

Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (18), em mais uma de suas transmissões via redes sociais, o seguinte: “Pretendo beneficiar um filho meu, sim”. “Se eu puder dar um filé mignon para o meu filho, eu dou, sim”, acrescentou ao justificar a indicação de Eduardo Bolsonaro para ocupar o posto de embaixador do Brasil em Washington.

General Heleno, o augusto símbolo da mediocridade

O nome composto revela a pompa de quem nasceu, na visão dos pais, para ser um tipo predestinado, de casta superior: Augusto Heleno.

Governos populares versus governos populistas

 Saudades de um tempo, não muito distante, em que populismo era sinônimo de programas sociais. A cada nova política voltada para o povão nos governos Lula e Dilma, as elites surtavam.

Um gringo – que chama brasileiro de ladrão – no Ministério da Educação

Logo após dizer que a universidade pública não deve ser um espaço para todos, comportando apenas uma elite, o Ministro da Educação do governo Bolsonaro voltou sua carga contra os brasileiros.

As Brumas de A Vale ON

 Notícias de hoje dão conta de que ações da Vale ON chega a cair quase 20% na B3. De acordo com o jornal Valor Econômico, “as ações ordinárias da Vale recuavam 16,85% às 10h46 na B3, aos R$ 46,69".

Renunciar legado e imagem de Lula é grave erro de setores da esquerda

Muito provavelmente Lula morrerá na cadeia. A onda de ódio que tomou conta do Brasil, disseminada pela extrema-direita, é a retaguarda de todas as mais absurdas decisões jurídicas/políticas que mantêm e manterão Lula fora do jogo político.

A inquisição bolsonarista

Alguns anos atrás era sabido por todos que ninguém podia ser “privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”. 

1 2 3 20