Alternativas Eleitorais

O objetivo maior de qualquer partido político é a conquista do “poder político”, sem o que é impossível viabilizar seus objetivos programáticos e as ações que entende serem as mais adequadas para a solução dos problemas identificados.

Tais programas e objetivos, obviamente, são completamente distintos entre uma e outra organização partidária.


 


Os partidos ideologicamente de direita buscam o poder político para manter o “status quo” e assegurar os privilégios da classe dominante que representam. Isso ocorreu no Brasil com a aplicação do PROER e das privatizações, embora os defensores da chamada política neoliberal continuassem defendendo a supressão do estado da economia, especialmente se a presença do Estado significasse a adoção de políticas compensatórias para o povo, recuperação do poder aquisitivo dos servidores ou investimentos em infra-estrutura. Essa cantilena, repetida como um “mantra” por meia dúzia de serviçais promovidos a guru da economia, era apresentado como gestão “moderna” em contraposição aos “dinossauros” que defendiam regras para o mercado e investimentos públicos como forma de incrementar o desenvolvimento econômico.


 


O PCdoB busca a conquista do poder político para procurar viabilizar o desenvolvimento pleno da economia e dos valores sociais. Para criar as bases objetivas da nova sociedade socialista. Assim, em qualquer disputa, não nos é indiferente quem será o vencedor e com quem governará.


 


Dessa forma a nossa pretensão era disputar a prefeitura de Manaus, alcançar o quociente eleitoral para vereador com uma chapa puro sangue e aumentar a nossa correlação de forças para as disputas futuras.


 


O fato de não termos conseguido encabeçar a disputa municipal nos trouxe um grande prejuízo político, que só não foi mais acentuado porque alcançamos o quociente eleitoral para vereador e elegemos o 1º prefeito – Raimundo Chico, em Anamã – da historia do PCdoB do Amazonas.


 


Os fatos, portanto, vão demonstrando que o eixo geral apontado pelo coletivo partidário do Amazonas era o que melhor convinha aos nossos interesses, tanto a nível local como também nacional, uma vez que o todo é, obrigatoriamente, composto das partes.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor