As armas dos bandidos

A estonteante ação das forças de segurança do Rio de Janeiro para conter o crime organizado local, o que parecia impossível, encantou o Brasil pelos resultados obtidos. Demonstrou, acima de tudo, que quando se tem a bendita vontade política o difícil fica bem mais fácil. Mas levantou a eterna pergunta: de onde vêm as armas dos bandidos?

As autoridades envolvidas na operação têm sempre uma resposta parecida. A maior parte das armas chega às mãos da bandidagem por via terrestre, vinda de outros países, em grade parte do (ou via) Paraguai. Uma parcela considerada pequena é desviada de paióis das próprias Forças Armadas brasileiras por militares corruptos. Estas têm seus números raspados para não denunciarem sua origem.

De qualquer modo, a constatação sobre o trajeto das armas já havia sido feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Federal sobre o crime organizado. Ainda falta explicar, porém, como essas armas cruzam fronteiras e percorrem longos percursos em território nacional até chegarem ao seu destino sem serem interceptadas.

O velho argumento de que nossas fronteiras são muito extensas, quase impossível de serem fiscalizadas, já não servem mais como justificativas aceitáveis. Não se trata de erguer muros, como na fronteira dos Estados Unidos com o México. Precisa, é certo, melhorar a vigilância, mas há muitos outros caminhos a serem seguidos, como os da inteligência e da diplomacia.

Semana passada, na reunião de cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), em Georgetown, na Guiana, o presidente Lula propôs a criação, no âmbito da entidade, de um conselho transnacional para controlar o narcotráfico e, por decorrência, o crime organizado. Se acolhida, a nova instância para tratar do assunto será um bom começo para que se tenha uma política continental para a questão.

Articulações neste sentido já estão em curso, sob a coordenação, no lado brasileiro, do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Semana passada mesmo, esteve no Brasil tratando do assunto o ministro do Governo da Bolívia, Sacha Lorenty. Está em discussão um plano de combate ao narcotráfico que, juntamente com Argentina, Paraguai e Peru, será apresentado à Unasul.

Mas, ao mesmo tempo, deve-se investir em ações práticas, bilaterais, que tragam medidas conjuntas no controle das fronteiras e da trajetória das armas. É preciso quebrar a visão de que as fronteiras são pontos confusos, onde campeia a mistura promíscua de populações em movimento (biscateiros, caminhoneiros, turistas, prostitutas, fugitivos da polícia etc.) com os habitantes fixos.

Esses habitantes permanentes quase sempre vivem em duplicidade cultural e social, sem referências claras de onde estão. Boa parte vive do comércio, empregos públicos e outras atividades legais. Há, no entanto, muitos que vivem de atividades ilegais, como base de apoio.

Isso gera um descontrole das autoridades fronteiriças, especialmente quando o trânsito é livre, como é o caso dos vizinhos sul-americanos. Mas isso não significa dizer que não se possa fiscalizar os transeuntes, abordar pessoas, revistar carros. E fazer funcionar seus serviços de inteligência, que podem monitorar os carregamentos desde suas origens, aguardando o melhor momento para o flagrante. E para pegar os engravatados que devem estar por detrás de tudo.

Todos sabemos que o Brasil tem 16 mil quilômetros de fronteiras, o que não é fácil de fiscalizar. Mas isto não deve servir como justificativa para o descontrole quase completo, mesmo com os postos das Forças Armadas, especialmente nos limites da Amazônia.

Lembro de um exemplo quase folclórico. Na ponte sobre o rio Paraná, que liga Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu (PR), a polícia brasileira tem jurisdição até um determinado ponto da travessia. A do Paraguai cuida de área parecida, no sentido contrário. Assim, no meio da ponte há uma faixa que não está sob jurisdição de ninguém. Ali ficam os assaltantes, agindo na maior tranquilidade.

Daquele ponto, também, pessoas vindas a pé do Paraguai lançam ao rio bolsas e fardos contendo muambas, drogas ou armas, que, lá embaixo são coletadas por barcos. Depois, escolhem um lado para sair sem serem molestados, pois estavam em “território neutro”. E ali é o mais movimentado gargalo de passagem para o território paraguaio e vice-versa. Imagine-se o que não ocorre no restante da fronteira com este e os demais vizinhos.

Uma coisa, desde logo, é certa. Nem Paraguai nem Bolívia produzem armas, apenas servem para dissimular a chegada. As armas vêm, em verdade, de compras quase legais (de intermediários) na Europa e principalmente Estados Unidos e de desvios de arsenais em mãos de grupos armados envolvidos em conflitos ao redor do mundo.

Mais do que nunca, portanto, agora é hora de avançar nas negociações diplomáticas com os países vizinhos para implantar uma política conjunta. Já há com eles cooperação nos campos da saúde, da agropecuária, da educação, do transporte e de tantos outros setores. Não há por que não agirem em conjunto também no combate ao narcotráfico e ao contrabando de armas.

Do lado brasileiro, as ações no Rio de Janeiro criaram um clima mais do que favorável a isso. E quase todos aprovam as iniciativas no plano internacional, que devem gerar boas notícias muito brevemente.

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