Carta a um jovem guerrilheiro

No último mês de abril, estive no Tocantins para apresentar um pouco da obra de Luiz Carlos Prestes e debater com a juventude da UJS o legado da Coluna Prestes no contexto de uma região do país que também abrigou a Guerrilha do Araguaia, igualmente homenageada por nós durante o encontro*.

Durante nossa caminhada, de Palmas (TO) a Marabá (PA) tivemos a chance de conhecer melhor a história dos guerrilheiros do Araguaia e a cada um dos participantes coube a honra de representar um dos guerrilheiros.

Eu representei o guerrilheiro José Lima Piauhy Dourado (1946-1973), baiano de Barreiras, fotógrafo. Conhecido como o Zé Baiano ou Ivo e integrante do Destacamento A e da Comissão Militar da guerrilha. Segundo relatos e dados precários a que se tem acesso, ele foi exterminado pelo exército em 1974, quando tinha 28 anos, e seu corpo nunca foi encontrado.

Findada a caravana, cada um dos integrantes enfrentou uma tarefa plena de emoção: escrever uma pequena carta ao guerrilheiro que representou. Tive a chance de ler a carta que escrevi a Ivo na última reunião da Direção Nacional do PCdoB em São Paulo, no início de junho, e compartilho também por aqui:

Querido Ivo,

você estava certo, é lindo o Brasil por dentro.

Mesmo longe da costa e do mar sem fim que banha nosso litoral, mesmo longe do agito urbano de Salvador, do aglomerado de gente que nos faz sentir o calor humano.

Aqui o aglomerado é de árvores densas e frondosas, mas que abrigam tanto afeto humano quanto o do litoral. As falas são afáveis e meigas, mas o olhar pode ser duro, desconfiado e inquiridor.

Defrontamo-nos com as imagens que certamente marcaram sua visão de fotógrafo e relatos que seguramente abalaram seu coração de revolucionário. Segredos que também afrontaram seu sentimento humanista de comunista.

Ficamos impressionados com o rastro de amor que tu e os camaradas deixaram na mata. Só a força do amor e da verdade pode combater o medo e o terror semeado por vossos algozes, que são também os nossos.

Irmanamo-nos em uma luta que não tem fim, só tem caminhos. Obrigada por ter aberto a picada dessa trilha, que seguimos sem vacilar.

* Caravana das Lutas que Construíram o Brasil: da Coluna Prestes à Guerrilha do Araguaia – https://www.facebook.com/pages/Lutas-que-constru%C3%ADram-o-Brasil/706338249412331?fref=ts

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor