Conjuntura positiva

Tenho dito e repetido que a situação está favorável às lutas dos trabalhadores. Isso não quer dizer que todos os problemas foram resolvidos e que não existem problemas, mas que as condições para enfrentá-los e resolve-los de maneira positiva, estão melhor

O aumento do emprego com carteira assinada e os ganhos reais de salários negociados pelos sindicatos fazem com que haja mais dinheiro em circulação; é o que vemos em todos os feriados na rua 25 de março. Sempre cheia de compradores, que são famílias de trabalhadores ou revendedores para famílias de trabalhadores. O movimento sindical tem um papel grande neste processo. Embora não seja visto, ele está nas fotos cheias de gente das “25 de Março” em todo o Brasil.


 



Ontem mesmo, dia 20, que foi feriado em muitas cidades brasileiras para comemorar o Dia da Consciência Negra, mas que não foi feriado em Brasília, os deputados aprovaram de maneira definitiva uma lei de trabalho aos domingos, que avança os direitos dos comerciários (a cada dois domingos trabalhados, um domingo de folga) e os deveres sindicais (que tem que negociar em convenção as jornadas dos dias feriados) esta lei havia sido negociada exaustivamente entre as centrais sindicais e o patronato do comércio, originando a medida provisória que o governo enviou ao Congresso e que agora foi aprovada na íntegra. Mais um exemplo do papel de representação dos interesses dos trabalhadores e de negociação em seu nome desempenhado pelo movimento sindical.


 



Uma coisa é certa: nesta conjuntura positiva os dirigentes sindicais e os ativistas devem garantir cada vez mais unidade de ação, mobilização e qualificação para reforçar seu papel na luta dos trabalhadores por melhor qualidade de vida.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor