Conjuve, que bagulho é este ?

Saudações a todos os guerreiros e guerreiras da Nação Hip-Hop Brasil! Estive marcando presença na posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional de Juventude no qual nossa organização ocupa assento, além do 2º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude que ocorreu entre os dias 10 e 12 de março de 2010 em Brasília Distrito federal.

Durante 05 dias pude compreender e entender um pouco mais como funciona a estrutura do Conjuve e valorizar mais ainda nossa participação, inclusive faço um pedido para todos os membros do hip-hop em especial os atores e articuladores da Nação Hip-Hop Brasil para valorizarem cada vez mais esse importante espaço tão disputadissímo entre as lideranças das demais entidades da sociede civil organizada.

Aqui no Rio Grande do Sul muita gente me pergunta o que é o Conjuve e pra que serve? Pois bem, Conjuve é a sigla do Conselho Nacional de Juventude, foi criado pela lei 11. 129/2005 do dia 02 de agosto e regulamentado pelo Decreto Presidencial nº 5.490 de 14 de julho de 2005, com a finalidade de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude além de fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais, compõem este conselho 40 cadeiras da sociedade civil e 20 cadeiras do poder público, ta ligado?

O Conjuve, em parceria com a Secretária Nacional de Juventude relizou a etapa Nacional da 1º Conferencia Nacional de Juventude, que reuniu mais de 400 mil participantes nos 27 estados e em mais de 800 mil muinicípios brasileiros, além da realização do Pacto pela Juventude, 1º Encontro Nacional de Conselho de Juventude, Plano Nacional de Juventude, 1º Conferência Livre Nacional de Comunicação e Juventude, Seminário Nacional de Politicas Públicas de Povos e Comunidades Tradicionais e Juventude, Seminário de Políticas Públicas de Juventude; a favor da vida, contra o genocídio da juventude negra entre tantas outras ações em nome da juventude brasileira.

Com a criação do Conselho Nacional de Juventude, muitos outros estados e municípios criaram os seus conselhos estaduais e municipais contribuindo ainda mais para que a juventude possa ser cada vez mais assistida no que diz respeito a construção de Políticas Públicas de Juventude.

O Conjuve atualmente tem em sua estrutura quatro Comissões; à Comissão de Artitculação e Diálogo com a Sociedade, Comissão de Acompanhamentos de Politicas e Programas, Comissão de Acompanhamento do Parlamento e a Comissão de Comunicação da qual a Nação Hip-Hop Brasil ocupa conjuntamente com a ONG Cipó a atual Coordenadoria. Parabéns Nação, é tudo nosso mesmo.

Além das Comissões há também os Grupos de Trabalhos; GT da Juventude Negra (à Nação também integra esse GT), GT do Pacto Pela Juventude, GT da Reunião Especializada de Juventude do Mercosul e o GT dos Povos e Comunidades Tradicionais.

É desse jeito… tentei aqui dividir um pouco com todos como se dá o funcionamento do Conselho Nacional de Juventude e para que este orgão consultivo serve, creio que quanto mais os manos e as minas empoderaren-se destas informações mais daremos valor a este importante mecanismo de construção de Políticas Públicas de juventude em nossa sociedade, deixo aqui o endereço do site de juventude onde todos podem obter mais informações e se manterem atualizados sobre essa temática; www.juventude.gov.br.

Um forte abraço a todos e vida longa ao quinto elemento do hip-hop o “conhecimento”!
É nóis até o fim…

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor