Lula, Xi Jinping e os sindicalistas

O retrato é a confirmação da relevância para o visitante e para o visitado do movimento sindical dos trabalhadores brasileiros

Sindicalistas com Lula e Xi JInping durante viagem do presidente brasileiro à China. Foto: Divulgação

De todas as fotos que nos chegaram da cobertura pela mídia grande e redes sociais da visita presidencial brasileira à China quero destacar uma por seu caráter singular, inaudito e relevante. A singularidade é sempre uma chave.

Refiro-me à foto em que aparecem, pela ordem da esquerda à direita, o presidente Lula, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo Moisés Selerges, o presidente da Força Sindical Miguel Torres, o presidente Xi, o presidente da UGT Ricardo Patah, o presidente da CUT Sergio Nobre e o dirigente do MST João Pedro Stedile.

É inaudito que dois presidentes de grandes e poderosos países se fotografem juntos com uma delegação de dirigentes sindicais em visita ao país anfitrião. Não concebo no mundo inteiro de hoje a possibilidade de uma situação parecida.

Leia também: É preciso definir uma política para a valorização do salário mínimo já

O retrato é a confirmação da relevância para o visitante e para o visitado do movimento sindical dos trabalhadores representado pelos dirigentes sindicais brasileiros que sofreram nos anos bolsonaristas o mais afetado desprezo.

Os dirigentes sindicais participaram ativamente de todos os grandes eventos durante a visita e, em especial, reuniram-se com os colegas chineses que foram convidados a visitarem o Brasil.

Trata-se agora na volta da responsabilidade acrescida depois destes desempenhos.

A grande tarefa que lhes será incumbida em sua volta juntamente com todos os dirigentes sindicais, será a organização e efetivação das comemorações unitárias do 1º de Maio (para as quais os convidados chineses não tiveram condições de aceitar o convite de participação devido à premência do tempo) tendo como eixo central a defesa da política do salário mínimo e o anúncio de seu novo valor.

Assim como ficaram bem na foto os dirigentes, cumprindo a pauta da CONCLAT 2022, devem fazer redobrados esforços para garantir esses avanços, fundamentais para os trabalhadores, para a economia e para o próprio governo brasileiro.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor