Nunca haverá a tal união
Desde de 1984, onde comecei a ter contato com a cultura hip-hop, ouço este papo de união e humildade, e ela nunca chega!
Publicado 30/03/2007 11:02
Acho que a palavra certa é ''respeito''. Pois sempre no hip-hop vão existir grupos, posses, gente se unindo e separando.
É da natureza humana, do primata homo-sapiens, viver em sociedade e em grupos. Ouço e sempre ouvi nos anos 80, nos anos 90, e agora no século 21, esse assunto. Temos uma série de grupos que se unem por particularidades: como estilo musical, estilo de traço no grafite, estilo de música de certos DJ's, estilo de dançar de certos B.Boys e B.gilrs. As pessoas se unem por idéias e interesses comuns. Grupos sempre vão existir, nunca haverá a tal união, o que tem que se buscar sempre é o convívio civilizado e respeito entre o trabalho de quem é de outro grupo diferente que o seu.
Me lembro que até 1999, Campinas tinha uma série de pessoas que se agrupavam, ou pessoas que faziam atividades individuais, mas havia respeito. Mas houve, erros, por toda parte, e pessoas nesta época começaram desmoralizar e criticar destrutivamente umas as outras. Houve reações de forma igual ou mais intensa, gerando um ciclo de ódio, onde a convivência pacífica e respeitosa perdeu os rumos. Muito disto também, começou mais por questões políticas partidárias do que por diferenças do hip-hop mesmo.
Espero que o passado não seja esquecido, pois temos que ter sempre ele em mente para não repetirmos os erros. Não podemos esquecer o que os Nazistas fizeram com os judeus, ou os europeus com os negros na época da escravatura, etc, para as gerações atuais e futuras não repetirem esses erros.
Mas lembrando que ninguém deve dirigir um carro olhando pelo retrovisor, senão ele bate. Temos que olhar para frente e saber que para ter a tal união temos que respeitar quem pensa diferente da gente, temos que aceitar as pessoas como elas são e não tentar muda-las ou achar que elas estão erradas porque não seguem nosso modelo ou porque não são de nosso grupo.
Outro assunto que ouço há muito tempo neste movimento, é sobre a humildade. Infelizmente se perdeu nos últimos tempos com muitos manos, que se -fingem de humildes.
Estes manos não são os de sucesso no hip-hop, mas justamente estão junto aos amadores que criticam os profissionais. Eu gosto mais de uma pessoa que fala de boca cheia aquilo que faz, que se orgulha de seu trabalho e do resultado dele, que está dando certo. Aquele que é bom no que faz, do que um falso humilde, estes são as piores coisas que vi nestes tempos, são muita vezes humildes porque não chegaram a lugar nenhum. Quando vêem alguém fazendo alguma coisa, dando certo, fazendo sucesso, logo criticam, eles acham que dar certo no hip-hop é coisa errada. Seguem a famosa teoria do fracasso: ''Não dou certo porque sou fracassado, sou fracassado porque não dou certo.''
Como todo fracassado que se preze, começa a criticar quem está tendo sucesso. Aí quando um dos manos e manas se destacada, já saem dizendo que a pessoa mudou, que não é mais humilde, que se vendeu e outras baboseiras.
Claro que ninguém gosta de gente arrogante, mas eu também tenho muito receio com os humildes do hip-hop também.
Vivendo e aprendendo!