Padre, eu pequei

E se padre fosse médico?
– Padre, eu pequei
– Diga 33… Ave Marias, 33 Pai Nosso e me traga um raio X de seu pecado para daqui uma semana ou para quando conseguir uma vaga. Próximo!

E se padre fosse alcóolatra?
– Padre, eu pequei.
– Ok, minha filha. Reze duas dozes de Ave Maria, uma doze de Pai Nosso e um Creio em Deus Pai de tira gosto. Desce outra!

E se padre fosse bicheiro?
– Padre, eu pequei.
– Certo! Digo: errado! Reze 1717 Ave Marias com Jesus na cabeça, centena e milhar. E se continuar nesta vida eu mando o Tonhão vai te fazer uma visita. Vamos cantar pra subir. Manda outro.

E se padre fosse macumbeiro?
– Padre, eu pequei.
– I, i, mizi fi! Vá no terreiro de mãe Joaninha, leve uma galinha preta, depois da roda, despache a danada com um litro de caninha, da boa, na encruzilhada que fica ali perto da paróquia. Tudo limpinho viu? Axé, meu pai. Desce outro.

E se padre fosse um político corrupto?
– Padre, eu pequei.
– Tem problema, não. Tenho um amigo que é braço direito do "home", dizem as más línguas que é até filho dele. Mas sobre isto não há nenhuma prova concreta. Faça o seguinte: ajude-me para que eu possa te ajudar. Basta dar uma "molhadinha" em minha mão que eu facilito tudo para você junto às instâncias superiores.

E se o padre fosse cartomante?
– Padre, eu pequei.
– Hummm! Muito bem. Vejo aqui que não foi nada muito sério. Está vendo este rei de paus na casa da rainha? Significa que sua vida vai florescer e dar frutos. Aqui temos uma dama de copas dizendo que aparecerá alguém muito importante em sua vida. Deixe o pagamento na sacristia e vá em paz.

E se o padre fosse evangélico?
– Padre, eu pequei.
– Pecou porque está caminhando com satanás! Pecou porque não tem vindo aos cultos! Amém, irmão?! Amém?! Pecou porque acha que pode dar trocados para o senhor! Pecou porque acha que pode deixar o cartão e não anotar a senha em um papelzinho. Mas não tem "pobrema", segura este copo que eu vou orar, você vai beber e estará curado. Amém, irmão? Amém! Agora deposite mil reais na conta da igreja. A água está muito cara nestes tempos de racionamento.

E se o padre fosse comunista?
– Padre, eu pequei.
– Imagina, camarada! O pecado é uma imposição desta instituição atrasada, retrógrada e em ruínas chamada igreja que, aliada ao estado opressor, só serve para ser o ópium do povo e impedi-lo de lutar por seus direitos e o socialismo. Assine esta fichinha aqui, participe das dez reuniões que agendamos para este fim de semana e lembre-se: deus não existe.

E se o padre fosse como alguns padres?
– Padre, eu pequei.
Alguns minutos depois.
– Padre? Eu pequei!
– Padre? Padre?
Olhando para fora do confessionário:
– Padre? Para onde o senhor vai? Devolve essa criança, seu padre!

Confira outros textos deste colunista no Vermelho clicando aqui ou no site da Fundação Maurício Grabois clicando aqui.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor