Parabéns para o Ipea

O movimento sindical dos trabalhadores deve prestar mais atenção ao trabalho que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada –  Ipea – vem desenvolvendo. Deve apoiá-lo, prestigiá-lo e utilizá-lo ainda mais.

Para esclarecer: o Ipea é uma fundação pública que completa agora 45 anos de existência, vinculada à Secretaria de Estudos Estratégicos e presidida por Marcio Pochmann.
Vencida a crise com o protagonismo unitário do movimento e conquistadas vitórias significativas é hora de pensar seriamente sobre o futuro. E para fazer isto é preciso ter informação qualificada.

O movimento já conta com a ajuda preciosa de seus organismos intersindicais: o Dieese, o Diap, o Diesat e outros. O Ipea, que é uma instituição de Estado, pode ser um precioso auxiliar qualificado.

Darei alguns exemplos. O primeiro deles é a linha editorial da entidade. Além da revista mensal Desafios do Desenvolvimento, as edições do Ipea impressionam. O Balanço das Políticas Sociais previstas na Constituição de 1988 é primoroso em seus quatro volumes acomodados em uma caixa e acompanhados de um cd. E os três enormes volumes do Brasil em Desenvolvimento apresentam tematicamente o mais completo balanço do enfrentamento da crise pelo Governo, sociedade e trabalhadores brasileiros (há, por exemplo, uma lista completa das medidas emergenciais executadas, bem como um estudo abrangente de todas as Conferências Nacionais Temáticas realizadas desde 2003).

Recentemente, de 16 a 19 de novembro, o Ipea (em conjunto com o Dieese, o Diap e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP) realizou para dirigentes sindicais e ativistas o Curso de Economia para o Movimento Social.

E no primeiro seminário realizado pela CNTU (Confederação Nacional de Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados) sobre serviços públicos, o diretor de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, em apresentação brilhante, fez um estudo convincente sobre os números referentes aos impostos pagos no Brasil e os serviços públicos estatais executados.

A livraria do Ipea fica em Brasília: SBS Quadra 1 – Bloco J – Ed. BNDES, térreo –
CEP.70.076-900- Telefone: (61) 3315-5336 – [email protected]
O endereço eletrônico é: www.ipea.gov.br

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor