Soluções Estruturantes para o setor primário no Amazonas

A 34ª edição da Feira Agropecuária do Amazonas (Expoagro) se encerrou neste domingo com a apresentação do cantor Sergio Reis. Nos nove dias de atividades quase meio milhão de pessoas visitaram o parque, milhares de postos de trabalho foram criados e milhõ

A Expoagro abrigou, também, a 5ª Feira de Agronegócios, a 1ª Semana de produtos orgânicos, o 1º Encontro de Secretários de Agricultura do Norte, o 1º Seminário de Disseminação da Pesquisa Científica voltada para o setor primário, uma grande variedade de palestras técnicas, de atividades culturais e, especialmente, o lançamento do Programa de Atração de Agroindústrias (ProAgro).


 



O ProAgro é uma iniciativa do governo do Estado, operacionalizado pela Secretaria de Produção Rural (Sepror) e CIAMA, cuja finalidade é beneficiar a nossa matéria prima, agregar valor aos nossos produtos, verticalizar a nossa produção e elevar o nível de renda de homens e mulheres que trabalham no campo.


 



Poderão ter acesso aos recursos do ProAgro tanto empresas como Cooperativas e ou Associação de Produtores que apresentarem projetos de beneficiamento de nossa matéria prima, especialmente na área de pescado, frutas, biodiesel e fécula de mandioca, além de nossos tradicionais produtos madeireiros e não madeireiros.


 



É o que se pode chamar de solução estruturante, na medida em que busca desenvolver a nossa economia a partir de nossas potencialidades, sem descuidar um minuto que seja da defesa intransigente do modelo Zona Franca de Manaus.


 



Aliás, quando esta cadeia produtiva estiver consolidada muito de seus produtos servirão para alimentar as indústrias do Pólo Industrial, seja na parte industrial, de infra-estrutura ou de alimentos.


 



A Zona Franca de Manaus jamais será interiorizada, até mesmo porque ela está legalmente limitada aos domínios de Manaus. Quem precisa se interiorizar é a nossa economia. E nesse sentido o ProAgro é um grande instrumento.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor