Tirem suas armas do caminho, pois lá vem o povo e um trator!

“Claro que meu apoio vai para o Cid e para a retroescavadeira e o povo que se colocou em defesa do Estado de Direito.”

Os milicianos no poder não querem apenas nos ameaçar, xingar, ridicularizar; não querem apenas se armar e, pela força da violência e das armas subverter e destruir a democracia. Eles nos querem acuados, isolados, brigando, fora das ruas, incapazes de solidariedade e resistência. Então, quando o Cid mostra que é possível resistir, ao custo da vida, com o que tiver na frente, e com o povo, aí é demais. Assim não pode, assim não dá.

Eles queriam a gente de mão na cabeça, dóceis. E o cabra mostrou que é possível à sociedade resistir ao arbítrio, à ilegalidade, ao milicianismo. Ninguém pode negar os vínculos políticos desses que vestem máscaras e, armados, ameaçam mães e pais de família que deveriam proteger. Estava no coração de muitos e muitas o gesto de Cid.

Nessa hora, era preciso um grito de resistência, um gesto de coragem, era preciso uma retroescavadeira, que para mim é a metáfora de metal da força do povo e dos trabalhadores. Foi um alento. O Lula mesmo disse que era preciso ir pra cima, mostrar resistência. Mas quem fez, foi o CId. E ele foi se arriscando, mostrando que a vida é dignidade, é auto-respeito, coragem e sacrifício. É possível resistir, e eles ficaram estupefatos diante desse grito que coloca a política e os civis no centro e diz para o arbítrio e as armas, fora!


Claro que meu apoio vai para o Cid e para a retroescavadeira e o povo que se colocou em defesa do Estado de Direito. Desejamos todos a sua recuperação, diante do atentado contra a sua vida, ocorrido exatamente quando estava parado, foi uma tentativa de assassinato e ele ainda tem uma bala alojada na base do pulmão, que se recupere plenamente.


Nunca se esqueçam, o direito de insurgência contra a tirania, uma das legitimações das instituições liberais, foi exatamente o que se exerceu com o gesto de CId. Greve não se faz com armas na mão nem pondo a cidade de refém. É muito importante os PMs, como cidadãos, e suas famílias, rejeitarem essa sorte de liderança que os manipula e incita a crimes, e não reivindicações. Cada policial deve se recusar a ser massa de manobra, não serem tangidos para o crime por politiqueiros da pior espécie.


Sobral deu uma lição ao Brasil. Há um plano, queriam nacionalizar o que ocorre no Ceará, e é preciso defender a democracia. Sobral foi esta trincheira.

Tirem suas armas do caminho, senão o povo passa de trator! Agora o miliciano faz beicinho, porque o seu revólver não nos calou. E só erramos quando estamos divididos, é Frente ampla, resistência, estar unidos!


O povo unido jamais será vencido! Venceremos!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor