UJS, 26 anos de sonhos, lutas e conquistas!

Ano de 1984, o Brasil vivia um período de intensas mobilizações de massas. Milhões saiam às ruas das principais cidades para derrubar o que ainda restava de Ditadura Militar e conquistar o direito de eleger pelo voto direto o Presidente da República. Era o movimento “Diretas Já” que tomava conta de todo Brasil.

É nesse contexto, que no dia 22 de setembro de 1984 centenas de jovens de todas as regiões do país se reúnem na Assembléia Legislativa de São Paulo e lançam o manifesto de fundação da União da Juventude Socialista. Da tribuna se anunciava: “Somos jovens operários, camponeses, estudantes, artistas e intelectuais. Buscamos o futuro e a liberdade, os direitos que nos são negados, a esperança banida, a vontade subjugada”. Ali começava a história de sonhos, lutas e conquistas da União da Juventude Socialista.

Durante esses 26 anos a UJS esteve presente nos principais momentos da história do Brasil, sempre ao lado da juventude e do povo brasileiro. Tivemos sempre ousadia nas nossas lutas e propostas. Foi assim que apresentamos para a Assembléia Nacional Constituinte a proposta do voto para maiores de 16 anos e com muita luta e mobilização a UJS conquistou sua primeira grande vitória ao ser aprovado na Constituição de 1988 o voto aos 16. Também com ousadia e abnegação lançamos a campanha do Fora Collor em 1992 e junto da UNE e da UBES fomos protagonistas do movimento “Caras-pintadas”, que derrubou o presidente corrupto e traidor da pátria.

Na segunda metade da década de 90 a UJS participou ativamente das mobilizações sociais de resistência ao projeto neoliberal de FHC. Atuamos com destaque no Fórum Nacional em Defesa do Trabalho, Terra e Cidadania, nas lutas contra as privatizações das estatais e do desmonte da educação pública. Em 2002 a UJS ajudou a escrever uma nova página de esperança e conquistas para o povo brasileiro ao participar ativamente da campanha presidencial vitoriosa de Lula.

É fruto desse percurso que temos hoje uma UJS de mais de 100 mil filiados, organizados nos 27 estados brasileiros. Jovens trabalhadores, estudantes, artistas, cientistas, mulheres, lutadores em defesa do meio-ambiente e da diversidade sexual. A UJS se organiza hoje em mais de 15 frentes de atuação, e conduz uma política ampla e vitoriosa à frente da UNE, da UBES e da ANPG.

Ousadia para inovar e para aprofundar as mudanças no Brasil. Isso é o que nos orienta para o futuro. Saímos do nosso último Congresso mais conectados com a juventude, pois reunimos na UJS ao mesmo tempo diversidade e unidade. O papel fundamental que queremos cumprir é o de canalizar toda rebeldia da juventude para transformar em mobilizações amplas e politizadas, em defesa do Brasil, e do socialismo. A UJS está se preparando para avançar junto como esse novo ciclo político iniciado com o Governo Lula. Está pronta para crescer ainda mais para aproveitar todas as oportunidades que esse momento oferece. O Brasil tem hoje mais de 50 milhões de jovens. É ilusão pensar um processo de mudanças sem a participação ativa da juventude e a UJS estará liderando esse processo.

Nunca vivemos um período em que o Brasil tivesse tantas possibilidades de dar certo e queremos aproveitar todas elas. Nesse sentido, levantamos como bandeiras prioritárias: a luta pela destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, o esforço para construir um grande legado esportivo para a juventude relacionado à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas e a construção de um sistema nacional de juventude, que passe pela aprovação de projetos que consolidam as Políticas Públicas de Juventude como políticas de Estado.

A UJS tem um grande compromisso com o Brasil e com o futuro, para nós, eleger Dilma significa renovar essa esperança na certeza de que podemos conquistar ainda mais. Vamos impedir o retrocesso e derrotar José Serra, o “Exterminador do futuro” da juventude. A UJS com seus mais de 100 mil filiados espalhados no Brasil não medirá esforços para enfrentar essa batalha e temos a convicção que seremos vitoriosos. Nesse 26º aniversário vamos preparar uma comemoração especial com um dia nacional de mobilização da juventude em defesa do aprofundamento das mudanças no Brasil e contra o retorno da direita conservadora. Nosso maior presente é a eleição de Dilma com um programa avançado de transformações para o Brasil.

Viva a juventude e o socialismo!

Viva a UJS!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor