Sem categoria

Na Semana da Juventude Contra o Golpismo, UJS comemora 26 anos 

No seu aniversário de 26 anos, comemorado nesta quarta-feira (22), a União da Juventude Socialista (UJS) participa da Semana Nacional da Juventude Contra os Golpistas, organiza atividades em todo o país e expõe depoimentos de atuais e ex-militantes.

Assista ao vídeo: 
UJS completa 26 anos em clima de mobilização total pró-Dilma

A Semana Nacional da Juventude Contra o Golpismo teve sua primeira atividade na segunda-feira (20), uma panfletagem no Rio de Janeiro. As atividades vão até sexta-feira (24) e ocorrem em todo o país. Um destaque é a mobilização para o ato contra o golpismo midiático promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé na capital paulista.

Leia também:
UJS participa de Semana Nacional da Juventude contra os golpistas

A UJS, além da sua já reconhecida mobilização, realiza atividades de comemoração do seu 26º aniversário durante a Semana Nacional da Juventude, nesta quarta-feira (22). A agenda é intensa. No sábado passado (18), Salvador (BA) realizou uma grande festa com bandas e DJs. Já a turma do Ceará prestigiou a Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem à UJS no dia 21 de setembro, e já prepara a feijoada do próximo dia 25, na sede da entidade (Av. Universidade), a partir das 11h30.

Homenagem

Além das atividades, a página da UJS divulga depoimentos de militantes e ex-militantes da entidade em homenagem ao seu aniversário, como o do Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e Secretário-Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude Danilo Moreira:

"Militei na UJS até 2003. Com esta turma, enfrentamos os piores ataques aos direitos do povo e da juventude brasileira, durante a época do neoliberalismo tucano. Foi também na UJS que retomamos a capacidade de sonhar com o Brasil melhor, a partir da eleição de Lula em 2002. Foi por conta da minha trajetória na UJS que assumi a responsabiidade no Governo Federal para contribuir com sucesso do Governo Lula. Com certeza, será ao lado da UJS que vamos seguir avançando a partir de 2011. Quer mudar o Brasil? Não fique só na vontade! Participe da UJS".

Leia outros depoimentos na página da UJS.

Pelo Brasil

Em Recife (PE), a principal atividade do aniversário da gloriosa UJS é um bate-papo político e cultural no Burburinho, com as presenças de Luciana Santos e Roger de Renor, além de DJ e show com a banda Rave de Raiz. A atividade ocorre nesta quarta (22), a partir das 19h, no Burburinho (Rua Tomazina, 106. Entrada: R$1).

Já em Teresina (PI), o aniversário é festejado com o combativo ato “Abraçando a Educação”, também na quarta-feira (22), às 10h, no Instituto Federal de Educação do Piauí em defesa da educação e dos 50% do pré-sal para a educação. E a partir daí mais duas atividades no mesmo dia: caminhada em prol de Dilma Rousseff e Wilson Martins, com concentração às 16 h na Praça Demóstenes Avelino (Praça do Fripisa) e show “Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro" (antiga Estação Ferroviária da Miguel Rosa), às 20h.

A turma de Florianópolis também escolheu como principal pauta a educação. O ato "Educação não é mercadoria" ocorre a partir das 18h de quarta-feira (22), em frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen). A atividade será repetida nas cidades de Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Itapema, Piçarras, Içara, Balneário Camboriú, Gaspar, Brusque, Criciúma, São Bento do Sul e Lages, entre outras.

São Paulo assiste, desde as 10h desta quarta (22), à juventude participando de panfletagem e adesivaço na Avenida Paulista.

O ato na Praça Costa Pereira marca a comemoração em Vitória (ES), com panfletagem, apresentação musical, grafitagem e hip hop, na quarta-feira (22), às 16h. O ato contará com a presença dos movimentos de juventude capixaba para assinatura do Pacto pela Juventude pelo candidato a governador Renato Casagrande (PSB) e o candidato a Senador Ricardo Ferraço (PMDB).

No Rio de Janeiro, a principal atividade será na quinta-feira (23) à tarde: trata-se do ato político "Contra o golpismo midiático e em defesa da democracia", às 15h, em frente ao Clube Militar – Av. Rio Branco, Nº 251, Centro. À noite este mesmo debate é realizado em São Paulo, em conjunto com o Barão de Itararé.

Da redação, Luana Bonone, com informações da UJS