Sem categoria

Inscrições abertas para o 3º Encontro dos Conselhos de Juventude

Evento reúne conselheiros e gestores de todas as esferas para fortalecimento das representações juvenis no país.

O Conselho Nacional de Juventude abriu inscrições para o 3º Encontro dos Conselhos de Juventude, que acontece entre os dias 08 e 10 de novembro em Brasília (DF). O evento é destinado principalmente aos conselheiros e gestores nacionais, estaduais e municipais, mas também abre espaço a observadores. A ideia do Encontro é a de ampliar o diálogo e colaborar na formação desses representantes para o fortalecimento das políticas públicas em benefício aos jovens.

As inscrições ocorrem desde o dia 13 de setembro e se estendem até o dia 30 do mesmo mês, com os interessados devendo preencher a ficha disponível no site www.juventude.gov.br. A cota máxima de inscritos será de 200 conselheiros e, caso o número de interessados extrapole essa quantidade, a organização irá selecionar os participantes de modo que a diversidade e distribuição territorial seja assegurada. Serão 2 inscritos por Conselho Municipal (sendo obrigatoriamente um do governo e um da sociedade civil) e 3 por Conselho Estadual (com dois da sociedade civil e um do governo).

O Encontro é, ainda, uma prévia da segunda edição da Conferência Nacional de Juventude, que acontece em 2011 e cujo decreto garantidor de realização foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto último. Na Conferência, serão debatidos os avanços conquistados os últimos anos – como a aprovação da PEC da Juventude -, além do aprofundamento das mudanças e de uma maior participação dos jovens nos rumos do Brasil.

Temas como a criação do Ministério da Juventude e a consolidação das políticas públicas do setor – propostas defendidas pela UJS – devem ganhar destaque tanto nos debates do III Encontro quanto na Conferência Nacional do ano que vem.

Mais informações na Rede de Conselhos de Juventude.

Fonte: UJS